• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A evolução da taxa de analfabetismo de 2004 a 2010 com a implantação do Programa Paraná Alfabetizado

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LAUREN-CAILET-GIROTTO.pdf (9.187Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Girotto, Lauren Cailet
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O Programa Paraná Alfabetizado foi implantado em 2004 em parceria com o Governo do Estado com o objetivo de levar a alfabetização aos jovens, adultos e idosos não alfabetizados com 15 anos ou mais. Além de reduzir a taxa de analfabetismo o Programa tem os objetivos principais de garantir a continuidade da alfabetização e a constituição de um acervo literário. O objetivo deste trabalho é a análise da eficácia do Programa e as suas conseqüências para a melhora nos níveis educacionais do Estado. O referencial teórico utilizado busca compreender as políticas públicas com especial atenção para a sua avaliação. Os investimentos do Paraná Alfabetizado são realizados de três formas: em infraestrutura, formação de professores e apoio aos alfabetizandos. No que tange aos mecanismos do Programa eles são divididos entre as turmas de alfabetização, tamanho e período de curso, e na localização das turmas. Os alfabetizadores são selecionados através de edital e os coordenadores locais da alfabetização são professores da rede estadual de educação. Os alfabetizandos são identificados ati"avés de reuniões nas comunidades e em alguns serviços públicos locais como Unidades Básicas de Saúde. Quanto aos resultados do Programa esses são analisados tanto através do Censo 201 O quanto de dados divulgados pelo Sistema Paraná Alfabetizado. A eficácia do Programa é analisada sob o aspecto da qualidade do processo de alfabetização com avaliações dos alfabetizandos e o controle da alfabetização pelo Governo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79200
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV