Crescimento e desenvolvimento da firma no mercado interno e a internacionalização das empresas brasileiras : o caso da Bematech
Resumo
Resumo: A Bematech, que se auto-define como empresa de tecnologia para o comércio, está presente em dezessete países e possui quatro centros de excelência em P&D: Brasil; China; Taiwan e EUA. A empresa encerrou o ano de 201 O contando com 1.144 colaboradores, com uma receita líquida de R$ 326,42 milhões e um lucro líquido de R$ 34,3 milhões. O artigo tem por objetivo traçar sua trajetória, desde seu surgimento, fruto da combinação de duas dissertações de mestrado, até a liderança do mercado nacional, aquisições e inserção internacional. Com aquisições no mercado interno e externo, investimentos constantes em P&D e foco no pequeno e médio varejo, a empresa estampa seu objetivo: "Ser a maior empresa do mundo em solução para pontos de venda até 2015". A reconstituição da história desta empresa baseou-se em dados secundários da firma, confrontados com a teoria da internacionalização de empresas. A principal conclusão do trabalho é que seu processo de internacionalização pnonzou exportações via representantes independentes, subsidiárias de vendas e, em menor número, aquisições de empresas no mercado interno e externo.
Collections
- Ciências Econômicas [2145]