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dc.contributor.advisorSanquetta, Carlos Roberto, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorDantas, Fabíola da Costa Catombépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-09-23T14:25:48Z
dc.date.available2022-09-23T14:25:48Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78868
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Sanquettapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão do Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis e inovações Ambientais.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante da utilização excessiva de recursos naturais e dos impactos ambientais negativos que organizações públicas ou privadas provocam em sua interação com o meio ambiente, a busca por práticas sustentáveis devem ser cada vez mais incentivadas e difundidas no meio organizacional. As instituições de educação podem de assumir papel de protagonismo como modelo de reponsabilidade ambiental, por melhorar a qualidade de vida não só internamente, mas também, inspirando demais organizações e indivíduos a multiplicar atitudes mais sustentáveis através do ensino, pesquisa e extensão. O IFRN, através de sua política institucional e do projeto Campus Verde, agrega a sustentabilidade ambiental como um de seus pilares, fazendo com que as boas práticas ambientais venham sendo implementadas em seus Campi. Assim, este trabalho buscou desenvolver uma pesquisa aplicada, com foco em promover e integrar ações voltadas a educação para a sustentabilidade, disseminando práticas ambientais no âmbito do Campus Verde, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus São Paulo do Potengi. Para isso, foram realizadas reuniões ao longo do ano de 2021 para criação de núcleos de atuação e foram aplicados questionários junto a diferentes partes interessadas (discentes, servidores) para avaliação da percepção ambiental e levantamento de atitudes sustentáveis adotadas pela comunidade acadêmica e seus desafios. A partir da análise das respostas obtidas e lacunas levantadas, foram caracterizadas ações em andamento bem como planejadas ações futuras dentro de cada eixo. O total de núcleos de ação foram: Áreas Verdes e biodiversidade, Sustentabilidade energética, Águas e efluentes, Resíduos Sólidos, Infraestrutura e manutenção. Houve aumento dos mecanismos de engajamento, bem como contribuir fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental, mas ainda há contínuo desafio na busca da de boas práticas sustentáveis na realidade local e regional, ao qual o Campus está inserido.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleCaminhos para promoção da sustentabilidade numa Instituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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