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    Caminhos para promoção da sustentabilidade numa Instituição de Ensino Superior

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    R - E - FABIOLA DA COSTA CATOMBE DANTAS.pdf (954.8Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Dantas, Fabíola da Costa Catombé
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Diante da utilização excessiva de recursos naturais e dos impactos ambientais negativos que organizações públicas ou privadas provocam em sua interação com o meio ambiente, a busca por práticas sustentáveis devem ser cada vez mais incentivadas e difundidas no meio organizacional. As instituições de educação podem de assumir papel de protagonismo como modelo de reponsabilidade ambiental, por melhorar a qualidade de vida não só internamente, mas também, inspirando demais organizações e indivíduos a multiplicar atitudes mais sustentáveis através do ensino, pesquisa e extensão. O IFRN, através de sua política institucional e do projeto Campus Verde, agrega a sustentabilidade ambiental como um de seus pilares, fazendo com que as boas práticas ambientais venham sendo implementadas em seus Campi. Assim, este trabalho buscou desenvolver uma pesquisa aplicada, com foco em promover e integrar ações voltadas a educação para a sustentabilidade, disseminando práticas ambientais no âmbito do Campus Verde, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus São Paulo do Potengi. Para isso, foram realizadas reuniões ao longo do ano de 2021 para criação de núcleos de atuação e foram aplicados questionários junto a diferentes partes interessadas (discentes, servidores) para avaliação da percepção ambiental e levantamento de atitudes sustentáveis adotadas pela comunidade acadêmica e seus desafios. A partir da análise das respostas obtidas e lacunas levantadas, foram caracterizadas ações em andamento bem como planejadas ações futuras dentro de cada eixo. O total de núcleos de ação foram: Áreas Verdes e biodiversidade, Sustentabilidade energética, Águas e efluentes, Resíduos Sólidos, Infraestrutura e manutenção. Houve aumento dos mecanismos de engajamento, bem como contribuir fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental, mas ainda há contínuo desafio na busca da de boas práticas sustentáveis na realidade local e regional, ao qual o Campus está inserido.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78868
    Collections
    • MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais [50]

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