Experiências pedagógicas e o Programa Agrinho no Paraná : participação docente como prática comunitária
Resumo
Resumo: A busca por soluções educativas que permitam a construção dos saberes de forma colaborativa, por meio de interações, não só na escola, mas também junto às comunidades e suas famílias, tem sido objeto de estudos e propostas das escolas que participam do Agrinho. Para compreender se o programa vem contribuindo com a mudança da prática docente, foi realizada uma pesquisa documental apoiada na reunião, sistematização e organização de documentos e de trabalhos – denominados experiências pedagógicas –, desenvolvidos no período de 2012 a 2018 e que foram enviados pelos docentes para o Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR do estado do Paraná. Para analisar essas experiências pedagógicas, foi realizada uma categorização por temas, submetidos a uma análise, que abrangeu seu impacto nas escolas, orientando-se pela relação estabelecida e tipo de envolvimento ocorrido entre docente, discente e comunidade durante essas experiências. Foram categorizados 91 trabalhos, distribuídos nas seguintes temáticas: Meio Ambiente (37 projetos), Cultura (23 projetos), Qualidade de Vida (16 projetos), Cidadania: Consciência Social (dez projetos) e Saúde (cinco projetos). O foco, ao descrever e analisar essas experiências pedagógicas, estava em atender aos objetivos específicos propostos, a saber: (i) descrever e analisar o tipo de trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores, em termos de proposta de ação, participantes envolvidos e condições para sua realização; (ii) descrever como esses projetos foram desenvolvidos e que propostas de melhoria apresentaram, no âmbito da aprendizagem, no envolvimento da comunidade e demais atores da escola e entorno, observando como ocorreram as interações comunitárias. Os resultados das experiências pedagógicas analisadas mostraram a participação ativa dos alunos em ações que ‘ultrapassam os muros da escola’. Utilizando práticas educativas diversas, os professores incentivaram estudantes a vivenciar situações que os levaram a refletir e discutir, com seus pares e comunidade, alternativas para mudar a realidade que os cerca. Abstract: The search for educational solutions that allow the construction of knowledge in a collaborative way, through interactions, not only in the school, but also with the communities and their families, has been the object of studies and proposals of the schools that participate in Agrinho. To understand whether the program has contributed to the change in teaching practice, a documentary research was carried out supported by the gathering, systematization and organization of documents and works - called pedagogical experiences -, developed in the period from 2012 to 2018 and that were sent by the professors for the Agrinho Contest, promoted by the FAEP/SENAR System in the state of Paraná. In order to analyze these pedagogical experiences, a categorization was carried out by themes, submitted to an analysis, which covered their impact on schools, guided by the relationship established and the type of involvement that took place between teacher, student and community during these experiences. 91 works were categorized, distributed in the following themes: Environment (37 projects), Culture (23 projects), Quality of Life (16 projects), Citizenship: Social Awareness (ten projects) and Health (five projects). The focus, when describing and analyzing these pedagogical experiences, was on meeting the specific objectives proposed, namely: (i) describing and analyzing the type of pedagogical work developed by teachers, in terms of proposed action, participants involved and conditions for their Realization; (ii) describe how these projects were developed and what proposals for improvement they presented, in the context of learning, in the involvement of the community and other actors in the school and surroundings, observing how community interactions took place. The results of the pedagogical experiences analyzed showed the active participation of students in actions that 'go beyond the walls of the school'. Using different educational practices, the teachers encouraged students to experience situations that led them to reflect and discuss, with their peers and community, alternatives to change the reality that surrounds them. Resumen: La búsqueda de soluciones educativas que permitan la construcción del conocimiento de forma colaborativa, a través de interacciones, no solo en la escuela, sino también con las comunidades y sus familias, ha sido objeto de estudios y propuestas de las escuelas que participan de Agrinho. Para comprender si el programa ha contribuido al cambio en la práctica docente, se realizó una investigación documental sustentada en la recopilación, sistematización y organización de documentos y trabajos - denominados experiencias pedagógicas-, desarrollados en el período de 2012 a 2018 y que fueron enviados por los profesores del Concurso Agrinho, promovido por el Sistema FAEP/SENAR en el estado de Paraná. Para analizar estas experiencias pedagógicas se realizó una categorización temática, sometida a un análisis, que abarcó su impacto en las escuelas, guiada por la relación establecida y el tipo de involucramiento que se produjo entre docente, estudiante y comunidad durante estas experiencias. Fueron categorizados 91 trabajos, distribuidos en las siguientes temáticas: Medio Ambiente (37 proyectos), Cultura (23 proyectos), Calidad de Vida (16 proyectos), Ciudadanía: Conciencia Social (diez proyectos) y Salud (cinco proyectos). El foco, al describir y analizar estas experiencias pedagógicas, estuvo em el cumplimiento de los objetivos específicos propuestos, a saber: (i) describir y analizar el tipo de trabajo pedagógico desarrollado por los docentes, en términos de acción propuesta, participantes involucrados y condiciones para su realización; (ii) describir cómo se desarrollaron estos proyectos y qué propuestas de mejora presentaron, em el contexto del aprendizaje, en el involucramiento de la comunidad y otros actores de la escuela y el entorno, observando cómo se dieron las interacciones comunitarias. Los resultados de las experiencias pedagógicas analizadas mostraron la participación activa de los estudiantes en acciones que 'superan los muros de la escuela'. A través de diferentes prácticas educativas, los docentes alentaron a los estudiantes a vivir situaciones que los llevaron a reflexionar y discutir, con sus pares y la comunidad, alternativas para cambiar la realidad que los rodea.
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