Interação escola-família no processo de ensino de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em tempos de pandemia
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Data
2022Autor
Silvestre, Christiane Cordeiro, 1991-
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Resumo: Com a pandemia da COVID -19, alterou-se a rotina escolar de muitas crianças, inclusive as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, no ambiente escolar, contavam com sala de recurso, tutores, currículo adaptado e atividades em sala de aula adaptadas a sua realidade. Contudo, com o fechamento das escolas em março de 2020, os professores precisaram se adequar às novas regras impostas pelas autoridades em saúde para contenção da COVID-19. Assim, para que o ensino dessas crianças continuasse no ambiente familiar como aconteceria na escola, foi essencial a interação escola-família nesse tempo para que as atividades escolares fossem desenvolvidas em casa com êxito. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi compreender o processo de ensino de crianças com TEA realizado em uma escola pública, a partir das interações escola-família no período de distanciamento escolar. A análise dos dados aconteceu por meio da análise do discurso pautado pela Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky que discorre a importância de um outro para que a aprendizagem aconteça. No contexto do presente estudo, entendeu-se que neste tempo de pandemia esse outro foram os pais em casa e os professores que prepararam materiais e atividades para estas crianças. Outros conceitos da Teoria histórico-cultural de Vygotsky (base desta pesquisa) como o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, a consciência, desenvolvimento humano, foram abordados na realidade da criança com TEA a fim de entender como a aprendizagem ocorre na realidade desse grupo e qual a função do mediador nesse contexto. Nesse sentido, Vygotsky relata conceitos importantes quando explica a aprendizagem com nível de desenvolvimento real, em que a criança sabe realizar sozinha as atividades, e o nível de desenvolvimento potencial, que é quando necessita de um outro para auxiliá-la e, dentro destes dois níveis, encontra-se a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Para tanto, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, com alcance exploratório. Participaram da pesquisa três professoras regentes de turma, uma professora da sala de recurso multifuncional e três famílias de crianças com TEA, de uma escola público do município de Guarapuava-PR. Os instrumentos utilizados foram as entrevistas com os professores e pais juntamente com as fotos e vídeos das crianças realizando as atividades e dos materiais confeccionados por elas. Concluiu-se, portanto, que interação escola-família possibilitou que as crianças com TEA, dentro das suas limitações, pudessem ter um aprendizado positivo. Assim, observou-se o conceito de ZDP neste momento de aprendizagem. Abstract: With the COVID -19 pandemic, the school routine of many children, including children with Autism Spectrum Disorder (ASD), who, in the school environment, had a classroom, tutors, adapted curriculum and classroom activities adapted to their reality, was changed. However, with the closing of schools in March 2020, teachers had to adapt to the new rules imposed by health authorities to contain COVID-19. Thus, in the event that, the teaching of these children continued in the family environment as would happen at school, school-family interaction was essential in this time for school activities to be successfully developed at home. In this context, the aim of this study was to understand the teaching process of children with ASD performed in a public school, from the school-family interactions in the period of school distancing. Data analysis occurred through the analysis of the discourse guided by Vygotsky's Historical-Cultural Theory, which discusses the importance of another person for learning to happen. In the context of the present study, it was understood that in this pandemic time this other person was the parents at home and the teachers who prepared materials and activities for these children. Other concepts of Vygotsky's historical-cultural theory (the basis of this research) such as the development of superior psychic functions, consciousness, human development, were addressed in the reality of the child with ASD in order to understand how learning occurs in the reality of this group and what the role of the mediator in this context. In this sense, Vygotsky reports important concepts when he explains learning with a real level of development, in which the child knows how to perform the activities alone, and the level of potential development, which is when he needs another to help him and, within these two levels, is the Proximal Development Zone (ZDP). For this, this research is qualitative, with exploratory scope. Three class regent teachers, a teacher from the multifunctional resource room and three families of children with ASD from a public school in the municipality of Guarapuava-PR participated in the research. The instruments used were interviews with teachers and parents along with photos and videos of the children performing the activities and materials made by them. It was concluded, therefore, that school-family interaction allowed children with ASD, within their limitations, to have a positive learning. Thus, the concept of ZDP was observed in this learning moment.
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