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dc.contributor.advisorWeber, Lidia Natalia Dobrianskyjpt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Hellen Tsuruda, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherCunha, Josafá Moreira da, 1978pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T18:56:29Z
dc.date.available2022-08-26T18:56:29Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77903
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra Lidia Natalia Dobrianskyj Weberpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunhapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/05/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento pleno dos estudantes é concebido como um dos objetivos da educação brasileira, mas diversos desafios permeiam este propósito, sendo a sua delimitação conceitual uma dessas adversidades. Ao considerar estudantes brasileiros e o desenvolvimento pleno, observa-se que durante a transição da infância para a adolescência são identificados fatores de risco, como por exemplo a evasão escolar e o aumento de sintomas depressivos, especialmente durante a pandemia de COVID-19. No entanto, esse momento do ciclo vital não é marcado somente por adversidades, mas inclui potencialidades. No campo da psicologia, especialmente no estudo de crianças e adolescentes, abordagens centradas em forças têm apresentado evidências para a conceituação e práticas que levem ao desenvolvimento pleno. Dentre as possibilidades do campo, o desenvolvimento positivo de jovens (DPJ) é uma abordagem centrada em forças para a compreensão das disposições do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Este construto apresenta variabilidade na comunidade científica, comumente associado às noções de desenvolvimento pleno e às competências socioemocionais. Dentre as conceituações do termo surgem perspectivas alinhadas com teorias relacionais de sistemas de desenvolvimento, como os 5Cs do DPJ, sendo eles a competência, a confiança, o caráter, a conexão e o cuidado. O modelo dos 5Cs tem sido avaliado transculturalmente, mas ainda não apresenta evidências de sua aplicabilidade na população brasileira, especialmente entre jovens na transição da infância para a adolescência. Levando em conta este cenário, o presente trabalho se propôs a acompanhar as trajetórias de desenvolvimento positivo de jovens (DPJ) entre nove e treze anos de idade sob a concepção dos 5Cs do desenvolvimento positivo. Visando a obtenção de uma medida psicometricamente adequada, a presente investigação utilizou uma abordagem com múltiplas amostras, que envolveu a avaliação de indicadores de validade convergente e discriminante de um instrumento adaptado para a mensuração dos 5Cs, para posteriormente o acompanhamento das trajetórias de DPJ e sintomas depressivos via análise de modelo multinível com três níveis: individual (1), entre indivíduos (2) e entre escolas (3). No estudo sobre validade convergente e discriminante, participaram 3261 jovens entre nove e trezes anos (Média: 9,47,d.p.=1,27) dos municípios paranaenses de Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Mandirituba e Piraquara, com dados coletados no ano de 2021. As medidas utilizadas mensuraram os 5Cs, o florescimento e os sintomas depressivos, através do autorrelato dos participantes. A coleta de dados foi ofertada nas modalidade impressa e online, apoiada por escolas participantes do Programa DIGA. Participaram do estudo de trajetórias 3299 jovens entre nove e treze anos de idade (Média: 9,44, d.p.=1,27), com dados coletados nas mesmas instituições, em três etapas ao longo de 2021. As medidas acompanhadas nas trajetórias foram os 5Cs e os sintomas depressivos. Os resultados indicaram que o instrumento para a avaliação dos 5Cs foi negativamente associado com sintomas depressivos e positivamente relacionado com indicadores de florescimento dos participantes. Não foram encontradas diferenças entre os participantes nas médias de DPJ e gênero, identificação étnicoracial, idade ou ano de matrícula dos participantes. Analisando as trajetórias de DPJ e sua predição de sintomas depressivos, verificou-se que a maior parte da variabilidade se encontrava no nível individual (98,02%), sendo 1,20% no nível entre indivíduos e 0,77% no nível escolar. Ambas as trajetórias apresentaram aumento ao longo do ano de 2021, sendo os 5Cs fatores protetivos contra a depressão. Diante dos resultados do presente trabalho, verifica-se que a promoção do DPJ sob a concepção dos 5Cs é viável com a população brasileira e associada com fatores de proteção e risco ao desenvolvimento, sendo possibilidades para o fomento do desenvolvimento pleno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The overall development of students is conceived as one of the main objectives of Brazilian education, but several challenges permeate this purpose, being its conceptual delimitation one adversity. When considering Brazilian students and complete development, it is observed that risk factors are identified during the transition from childhood to adolescence, such as school dropout and the increase in depressive symptoms, especially during the COVID-19 pandemic. However, this moment of the life cycle is not notable only for adversities but includes strengths.In the field of psychology, especially in the study of children and adolescents, strengths-centered approaches presented evidence for the conceptualization and practices that lead to full development. Among the possibilities in the field, positive youth development (PYD) is a strengths-centered approach to understanding the developmental dispositions of children and adolescents. This construct presents variability in the scientific community, commonly associated with the understanding of overall development and socio-emotional competencies. Among the terminology's conceptualizations, perspectives aligned with relational developmental systems emerge, such as the 5Cs of PYD, being competence, confidence, character, connection, and care. The 5Cs model has been evaluated crossculturally, but there is still no evidence of its applicability in the Brazilian population, especially among young people in the transition from childhood to adolescence. Given this context, the present work proposed to follow the trajectories of positive youth development (PYD) of children and adolescents between nine and thirteen years old, under the conception of the 5Cs of positive development. Aiming to obtain a psychometrically adequate measure, the present investigation used a multi-sample approach, which involved the evaluation of indicators of convergent and discriminant validity of an adapted instrument for the measurement of the 5Cs, for only then monitoring PYD trajectories and depressive symptoms through analysis of a multilevel model with three levels: individual (1), between individuals (2), and between schools (3). In the study regarding convergent and discriminant validity, participated 3.261 young people between nine and thirteen years old (Mean: 9.47,d.p.=1.27) from the municipalities of Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Mandirituba, and Piraquara, with data collected in the year of 2021. The measures used were the 5Cs, flourishing, and depressive symptoms, through participants' self-report. Data collection was offered in print and online options, supported by the DIGA Program schools. A total of 3.299 young people between nine and thirteen years of age (Mean: 9.44,sd=1.27) participated in the study of trajectories, with data collected in the same institutions, in three steps throughout 2021. The measures monitored in the trajectories were the 5Cs and depressive symptoms. The results indicated that the instrument for assessing the 5Cs was negatively associated with depressive symptoms and positively related to indicators of participants' flourishing. No differences were found between participants in the means of PYD and gender, ethnic-racial identification, age, or year of enrollment of the participants. Analyzing the trajectories of PYD and its prediction of depressive symptoms, it was found that most of the variability was found at the individual level (98.02%), with 1.20% at the level between individuals and 0.77% at the school level. Both trajectories increased throughout 2021, with the 5Cs being protective factors against depression. In view of the results of the present work, it appears that the promotion of PYD under the concept of the 5Cs is feasible within the Brazilian population, and associated with protective and risk factors to development, being possibilities for the promotion of overall development.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectCrianças - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectAdolescentes - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTrajetórias de desenvolvimento positivo de jovens na transição da infância para a adolescênciapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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