Políticas antiLGBTI+ na educação : um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos da América
Resumo
Resumo: Considerando o contexto de disputa política e o enfrentamento às temáticas LGBTI+ no campo educacional, esta pesquisa propõe-se a realizar uma análise comparativa, embasada na análise do discurso Foucaultiana, entre o Projeto Escola "sem" Partido e as No Promo Homo Laws. Tem-se como objetivo compreender quais foram as condições que possibilitaram que um discurso bioreligioso orientasse o surgimento de leis e projetos de lei contrários às temáticas LGBTI+ nas escolas brasileiras e estadunidenses. A partir de uma teorização pós-estruturalista, ancorada principalmente em Michel Foucault e Judith Butler, argumenta-se que, em reação as conquistas do movimento feminista e LGBTI+, desenvolveu-se no Brasil, aos moldes dos Estados Unidos, um movimento neoconservador construído em torno da família heteronormativa, do anticomunismo e da defesa de princípios morais. Esse movimento recorre à um discurso com vertentes cristãs que se utiliza de argumentos biológicos para reafirmar a autoridade da família heteronormativa e seu valores de moral sexual e de gênero sobre a educação. Por fim, demonstra-se como esse discurso bioreligioso presente nos projetos de lei e nas leis viabiliza estratégias que maximizam a precarização e reduzem as condições de vida da população LGBTI+. Assim, conclui-se que, por mais que a realidade brasileira seja diversa da estadunidense, realizar uma análise de leis que vigoram em países distintos e em sistemas educacionais completamente diferentes é de extrema importância para os estudos de gênero, uma vez que esse movimento antigênero não tem se propagado apenas no Brasil, mas tem conquistado um alcance global. Abstract: Considering the context of political dispute and the confrontation with LGBTI+ subjects in the educational field, this research aims to perform a comparative analysis, based on the Foucauldian discourse analysis, between the Project "Escola 'sem' Partido" (nonpartisan school) and the No Promo Homo Laws. The objective is to understand which conditions allowed a bio-religious discourse to guide the emergence of laws and bills against LGBTI+ subjects in Brazilian and American schools. As of a post-structuralist theorization, anchored mainly in Michel Foucault and Judith Butler, it is argued that, in response to the achievements of feminist and LGBTI+ movements, a neo-conservative motion built around the heteronormative family, the anti-communism and the defense of moral principles was developed in Brazil, following the American pattern. This movement adopts a Christian discourse which employs biological arguments to reaffirm the authority of the heteronormative family and its values of sexual morality and gender over education. Finally, it is demonstrated how the presence of the bio-religious discourse in bills and laws enables strategies that maximize precariousness and reduces the standards of living of the LGBTI+ population. In conclusion, although it is known that the Brazilian reality is different from the American one, to carry out an analysis of laws that exist in different countries and in completely different educational systems is essential for gender studies, since the anti-gender movement has not only spread throughout Brazil but has instead conquered a global reach. Résumé: Étant donné le contexte de conflit politique et de l'affrontement contre les thématiques LGBTI+ dans le domaine de l'éducation, cette recherche vise à réaliser une analyse comparative, basée sur l'analyse du discours Foucaldien, entre le Projet " Escola 'sem' Partido " (École " sans " Parti) et les No Promo Homo Laws. L'objectif est de comprendre quelles conditions ont permis un discours bio-religieux de guider l'émergence de lois et de projets de loi contre les sujets LGBTI+ dans les écoles brésiliennes et américaines. À partir d'une théorisation poststructuraliste, ancrée principalement dans Michel Foucault et Judith Butler, il est soutenu que, en réponse aux réalisations des mouvements féministes et LGBTI+, un mouvement néo-conservateur construit autour de la famille hétéronormative, de l'anticommunisme et de la défense des principes moraux a été développé au Brésil, suivant le modèle américain. Ce mouvement adopte un discours chrétien qui utilise des arguments biologiques pour réaffirmer l'autorité de la famille hétéronormative et ses valeurs de moralité sexuelle et de genre sur l'éducation. Finalement, il est démontré que la présence du discours bio-religieux dans projets de loi et lois permet des stratégies qui maximisent la précarité et réduisent le niveau de vie de la population LGBTI+. En conclusion, même si la réalité brésilienne est différente de celle des États-Unis, procéder à une analyse des lois qui existent dans différents pays qui ont des systèmes éducatifs complètement distincts pour les études de genre est d'extrême importance, compte tenu que le mouvement anti-genre ne s'est pas seulement propagé en Brésil, mais a, au contraire, conquis une portée mondiale.
Collections
- Teses [374]