A internacionalização de empresas brasileiras : o caso grupo Gerdau
Resumo
Resumo: Este estudo trata do processo de internacionalização do GRUPO GERDAU e de suas estratégias adotadas durante esse processo. Nos anos de 1980, após se firmar como produtor de aço bruto no país, a empresa se volta para outros países, através de iniciativas de IDE. No período de 1989 a 1993, o governo brasileiro, seguindo tendências de privatizações da indústria siderúrgica em todo o mundo, implementa o Plano de Saneamento do Sistema Siderbrás e com o Programa Nacional de Desestatização (PND). Durante esse período a empresa adquiriu importantes usinas tornando-se um dos 5 Grupos mais importantes do ramo de siderurgia no país. Foi a partir dessas aquisições que a empresa ganhou fôlego para se lançar internacionalmente com maior intensidade, especialmente a partir da década de 1990. A estratégia para a empresa passar a produzir em outros países deu-se através do IDE, geralmente assumindo o controle acionário de siderúrgicas já estabelecidas. Atualmente, a empresa produz aços em países como Argentina, Canadá, Chile, EUA, Espanha entre outros, constituindo-se uma grande empresa internacional.
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- Ciências Econômicas [2145]