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dc.contributor.advisorNakabashi, Lucianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorZaist, Juliana Kikuchi Vanpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T15:04:28Z
dc.date.available2024-07-10T15:04:28Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76891
dc.descriptionOrientador: Luciano Nakabashipt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O fraco desempenho educacional brasileiro é considerado um obstáculo para o crescimento econômico no Brasil. Uma das portas para se reverter tal situação é a melhoria na qualidade de ensino a qual depende, devido à restrição orçamentária do governo, da correta identificação das prioridades no que se refere aos diferentes níveis de ensino existentes. Sendo assim, este estudo tem o intuito de revelar, através dos microdados da PNAD de 2005 e da utilização do método de Heckman (1979), qual o nível de ensino é mais importante na geração de renda e crescimento econômico no estado do Paraná. Identificou-se, então, os retornos em escolaridade de acordo com cada nível escolar e, dentre os resultados encontrados, verificou-se que o ensino superior foi o que apresentou maior retomo. Entretanto, constatou-se que isso não desmerece a importância dos demais níveis.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolaridade - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçao e nível de rendapt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.titleRetorno em escolaridade no Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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