dc.contributor.advisor | Nakabashi, Luciano | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.creator | Zaist, Juliana Kikuchi Van | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T15:04:28Z | |
dc.date.available | 2024-07-10T15:04:28Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76891 | |
dc.description | Orientador: Luciano Nakabashi | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O fraco desempenho educacional brasileiro é considerado um obstáculo para o crescimento econômico no Brasil. Uma das portas para se reverter tal situação é a melhoria na qualidade de ensino a qual depende, devido à restrição orçamentária do governo, da correta identificação das prioridades no que se refere aos diferentes níveis de ensino existentes. Sendo assim, este estudo tem o intuito de revelar, através dos microdados da PNAD de 2005 e da utilização do método de Heckman (1979), qual o nível de ensino é mais importante na geração de renda e crescimento econômico no estado do Paraná. Identificou-se, então, os retornos em escolaridade de acordo com cada nível escolar e, dentre os resultados encontrados, verificou-se que o ensino superior foi o que apresentou maior retomo. Entretanto, constatou-se que isso não desmerece a importância dos demais níveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolaridade - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educaçao e nível de renda | pt_BR |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.title | Retorno em escolaridade no Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |