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    Entre presenças e ausências : as narrativas históricas do design na exposição "Carlos Mattos: marceneiro, designer e arquiteto" em 2011

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    R - D - MAX ALAN KAMPA.pdf (17.87Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Kampa, Max Alan, 1992-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Essa dissertação tem como propósito identificar quais narrativas da historiografia do design foram veiculadas na exposição "Carlos Motta: marceneiro, designer e arquiteto", ocorrida no Museu Oscar Niemeyer em 2011, e como estas foram enunciadas nos discursos curatoriais e no dispositivo expográfico. Para tal, propõe-se a reconstrução das estratégias curatoriais e expográficas, por meio do levantamento de documentos referentes à exposição, como catálogo, projeto expográfico e matérias que circularam em veículos de mídia. A análise será fundada no cruzamento entre a materialidade da mostra, possibilitada por meio da reconstrução de suas estratégias; as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na sua concepção, acessadas nos textos da exposição; e articulação com a literatura nas áreas da museologia, história do design e cultura material. Ao fim, pretendo refletir sobre as narrativas identificadas e propor alternativas de leitura que poderiam ser acionadas por outras perspectivas históricas do design.
     
    Abstract: This research aims to identify which narratives of the historiography of design were presented in the exhibition "Carlos Motta: carpenter, designer and architect", which took place at the Oscar Niemeyer Museum in 2011, and how these were enunciated in curatorial discourses and in the expographic device. To this end, the reconstruction of curatorial and expographic strategies is proposed, through the survey of documents related to the exhibition, such as a catalogue, expographic project and materials that circulated in media outlets. The analysis will be based on the intersection between the materiality of the exhibition, made possible through the reconstruction of its strategies; the intentions of the subjects involved in its conception, accessed in the exhibition texts; and articulation with literature in the areas of museology, design history and material culture. Finally, I intend to reflect on the identified narratives and propose reading alternatives that could be triggered by other historical perspectives of design.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76881
    Collections
    • Dissertações [114]

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