Desigualdade em tempos de discurso de meritocracia : análise fundamentada na educação pública brasileira
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Data
2021Autor
Rodelli, Nathália Cristina Ferreira, 1991-
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Resumo : O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a meritocracia, de maneira que apresenta alguns fatores impeditivos para que o discurso meritocrático possa fazer sentido na atual sociedade brasileira. A meritocracia não é um discurso novo, sendo que no Brasil, seu histórico remonta os tempos do Brasil Colonial, no qual as relações eram baseadas na influência pessoal e no poderio das famílias que pertenciam às melhores posições sociais. O objetivo da pesquisa foi demonstrar a falta de sustentação para o discurso da meritocracia, tendo por base a realidade socioeconômica brasileira. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, tendo a pesquisa bibliográfica sido realizada em livros e artigos científicos que contribuíram para formar o arcabouço teórico da mesma. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A realidade brasileira tem mostrado que, assim como no Brasil Colonial em que as influências pessoais ditavam como o indivíduo seria posicionado na sociedade, na atualidade, são a qualidade da educação e as condições socioeconômicas que vão proporcionar ao mesmo um lugar de destaque nos círculos empregatícios e educacionais, o que prejudica o discurso de que todos podem competir entre si, pois não há condições de igualdade entre as pessoas.
Collections
- Ciências Econômicas [2072]