Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScatolin, Fábio, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorMoura, Luciana Gimenis dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T19:39:43Z
dc.date.available2022-06-21T19:39:43Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76535
dc.descriptionOrientador: Fabio Doria Scatolinpt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Existe no Brasil uma variação da qualidade da educação ofertada pela rede municipal e estadual de ensino público, nos diferentes Estados do país e, até dentro de uma mesma cidade. As classes sociais com uma renda menos favorecida são, na maioria dos casos, as que têm acesso a pior educação. Com o IDEB 2005 foi possível classificar as escolas do país de acordo com a pontuação dos alunos na Prova Brasil, apontando como está o aprendizado deles nas matérias de português e matemática e ainda como está evasão nessas dependências. Analisando apenas o Paraná observou-se um resultado positivo, se comparado com as outras unidades da federação, mas ainda passível de políticas que levem a melhoria do aprendizado dos alunos no Estado. Ainda verificou-se, através de um estudo ce caso nas escolas melhor e pior colocadas no IDEB 2005 em Curitiba que as características do aluno, de sua família, influenciam o aprendizado principalmente em escolas que atendem uma classe social menos favorecida; enquanto a infra-estrutura da escola física e humana, e o projeto pedagógico exercem uma influencia maior sobre o aprendizado do aluno em escolas com uma classe social mais privilegiada.pt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico - Efeito da educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Controle de qualidadept_BR
dc.titleEducaçao e qualidade : um estudo de caso nas escolas Marçal Justen e Manoel Ribas em Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples