dc.contributor.advisor | Fernandes, Adriana Sbicca, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro, Daniel Franscisco Scolaro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T19:22:49Z | |
dc.date.available | 2022-06-14T19:22:49Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76439 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra. Adriana Sbicca Fernandes | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A indústria de jogos eletrônicos é a mais relevante em termos de usuários e em arrecadação financeira do setor de entretenimento nesta década, superando tanto a indústria fonográfica quanto o cinema. As produtoras de jogos fazem uso de estratégias com capacidade de gerar o engajamento dos usuários, como a imersão, a conquista e a sociabilidade. A principal forma de monetização desse entretenimento se dá através das microtransações, que vendem itens funcionais e de personalização. Com base nisso, os desenvolvedores de jogos têm como intuito aumentar a retenção do jogador, com fim de acrescer ao máximo a monetização. Em particular, foram investigadas as ferramentas comportamentais utilizadas pela Electronic Arts em sua principal franquia, FIFA Ultimate Team. A luz da economia comportamental, esse estudo se propôs a identificar e analisar estratégias psicológicas utilizadas pela indústria de videogame. Como pilar analítico foi utilizada a teoria dos prospectos e os diversos efeitos cognitivos relacionados a ela. Foi possível concluir que as produtoras de jogos utilizam estratégias as quais alteram a motivação do consumidor de intrínseca para extrínseca pelo uso eficiente de artifícios comportamentais. Desta maneira, os jogos têm o poder de incentivar o gasto impulsivo do consumidor, independentemente de expressarem insatisfação com o produto. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletronicos - Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.subject | Economia - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.title | O uso de estratégias psicológicas no consumo de jogos eletrônicos : uma análise das microtransações à luz da economia comportamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |