Dispositivos digitais como objetos digitais de aprendizagem : uma curadoria com enfoque na prática educativa da educação básica
Abstract
Resumo: A dissertação originou-se no contexto da pandemia da Covid-19, momento em que a educação não pôde ser presencial e passou a ser no modelo híbrido, e mediada por tecnologias digitais. Constatou-se a necessidade de entender quais os tipos de tecnologias digitais disponíveis podem contribuir com os docentes em suas práticas educativas. O estudo tem como objeto de pesquisa, os objetos digitais de aprendizagem que possam auxiliar os docentes em suas práticas educativas, nos processos de ensino-aprendizagem. Desse modo, este estudo se propôs a se desenvolver por meio da seguinte problematização de pesquisa: Como objetos digitais de aprendizagem podem ser adotados na prática educativa na Educação Básica? A resposta dessa problemática se dá por meio do objetivo geral que propõe desenvolver uma curadoria sobre quais os tipos de dispositivos digitais podem ser adotados como objetos digitais de aprendizagem e como eles podem colaborar ativamente nas práticas educativas da Educação Básica. O corpus da dissertação busca a curadoria de objetos digitais de aprendizagem, curadoria conforme Camas; Fofonca; Hardagh (2020) e Santos (2014), tem um cunho predominantemente qualitativo, conforme Creswell (2014) e Bicudo (2014), pesquisa exploratória conforme Perovano (2014) e Sampieri, Collado e Lucio (2013). O delineamento metodológico de pesquisa considera o letramento digital, Camas (2012); A Cibercultura e as tecnologias digitais, são desenvolvidas com base em Lévy (1999), Fofonca (2015, 2019), Santaella (2013), Bertoldo, Salto e Mill (2018), Xavier (2005), Castells (2007) e Santos (2019). As bases de compreensão dos processos educacionais foram descritas e contextualizadas a partir da leitura de Freire (1987, 1997). A investigação é constituída por um estudo exploratório, qualitativo e de curadoria, realizada para mapear softwares e aplicativos voltados ao ensino-aprendizagem com foco na Educação Básica. Diante disso, apropria-se da concepção de curadoria para desenvolver um método em que as análises de tecnologias digitais possam contribuir com as práticas educativas dos docentes da Educação Básica. A curadoria dos objetos digitais de aprendizagem resultou em um compilado de 13 grupos. Esses grupos abrigam os 101 objetos digitais de aprendizagem curados para o estudo, contemplando objetos digitais de aprendizagem relacionados com a criação de animações e História em quadrinhos, apresentações, podcast, avatares, jornal e escrita colaborativa, mural virtual, repositórios de desenhos/imagens e vídeos, infográficos e mapas conceituais/mentais, gamificação, aula de idiomas, matemática, realidade aumentada/virtual e acessibilidades. Deste modo, pode-se destacar que esse estudo contribui com os componentes curriculares da Educação Básica e repercutirá na formação continuada, podendo contribuir para uma prática pedagógica mais inovadora e mais crítica, que se consolidará a partir de novos ‘movimentos' e novos letramentos. Abstract: The dissertation originated in the context of the Covid-19 pandemic, when education could not be face-to-face and became a hybrid model, mediated by digital technologies. There was a need to understand what types of digital technologies available can contribute to teachers in their educational practices. The study's object of research is the digital learning objects that can help teachers in their educational practices, in the teaching-learning processes. Thus, this study proposed to be developed through the following research questioning: How can digital learning objects be adopted in educational practice in Basic Education? The answer to this problem is given through the general objective that proposes to develop a curatorship on which types of digital devices can be adopted as digital learning objects and how they can actively collaborate in the educational practices of Basic Education. The dissertation corpus seeks to curate digital learning objects, curated according to Camas; gossip; Hardagh (2020) and Santos (2014), has a predominantly qualitative nature, according to Creswell (2014) and Bicudo (2014), exploratory research according to Perovano (2014) and Sampieri, Collado and Lucio (2013). The research methodological design considers digital literacy, Camas (2012); Cyberculture and digital technologies are developed based on Lévy (1999), Fofonca (2015, 2019), Santaella (2013), Bertoldo, Salto and Mill (2018), Xavier (2005), Castells (2007) and Santos (2019). The bases of understanding of educational processes were described and contextualized from the reading of Freire (1987, 1997). The investigation consists of an exploratory, qualitative and curated study, carried out to map software and applications aimed at teaching and learning with a focus on Basic Education. In view of this, we appropriated the concept of curatorship to develop a method in which the analysis of digital technologies can contribute to the educational practices of Basic Education teachers. The curation of digital learning objects resulted in a compilation of 13 groups. These groups house the 101 digital learning objects curated for the study, covering digital learning objects related to the creation of animations and comics, presentations, podcast, avatars, newspaper and collaborative writing, virtual wall, repositories of drawings/images and videos, infographics and concept/mind maps, gamification, language classes, mathematics, augmented/virtual reality and accessibility. In this way, it can be highlighted that this study contributes to the curricular components of Basic Education, will have an impact on continuing education, and may contribute to a more innovative and more critical pedagogical practice, which is consolidated from new 'movements' and new literacies.
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