Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorSarraff, Elizangela, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T17:43:11Z
dc.date.available2022-07-05T17:43:11Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76350
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Mauricio Cesar Vitória Fagundespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 24/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender como dialogam os saberes e fazeres populares da cultura caiçara, presentes na manifestação do fandango, com os conhecimentos escolares. Teve como aporte teórico as obras de Paulo Freire, entre outros educadores e pensadores progressistas que apresentam reflexões sobre cultura popular, educação popular e educação escolar. Também se desenvolveu com a intenção de compreender os processos de aprendizagens no fandango para os movimentos de salvaguarda cultural. Para tanto, esta investigação, de cunho qualitativo e do tipo pesquisa participante, contou com a participação de oito estudantes e de seis docentes de uma escola estadual da comunidade da Ilha dos Valadares, em Paranaguá (PR). A metodologia se desenvolveu a partir da sistematização de uma pesquisa-formação, denominada "círculos de diálogos formativos", com encontros virtuais realizados via Google Meet. Esses encontros possibilitaram que, através de um processo de sensibilização dos/as participantes sobre os saberes da cultura popular caiçara e os elementos que a compõe, tensionar aproximações entre os saberes da cultura caiçara com os conhecimentos da escola. As problematizações propostas pelos diálogos acarretaram em ações, que possibilitaram pensar em transformação das práticas pedagógicas, voltando-as também aos saberes culturais. Para ampliar a compreensão acerca dos elementos que compõem esta cultura, abarcando seus aspectos históricos, sociais e de resistência, a investigação ouviu mestres da cultura popular em entrevistas semiestruturadas. Essa etapa se tornou relevante, na medida em que os/as participantes da pesquisa tornam-se conscientes da dimensão da cultura popular da ilha e na importância de aproximar os conhecimentos apreendidos na escola com os saberes populares. Com a realização dos círculos de diálogos formativos e as entrevistas semiestruturadas, foi possível não só compreender os fenômenos da cultura popular da Ilha dos Valadares, mas também entender de que forma estes saberes populares podem ser integrados aos conhecimentos aprendidos na escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research was developed with the objective of understanding how the knowledge and popular practices of the caiçara (an adjective given to the people from the coastal area of Paranagua) culture, present in the manifestation of fandango, dialogue with school knowledge. It had as theoretical support the works of Paulo Freire, among other educators and progressive thinkers who present reflections on popular culture, popular education, and school education. It was also developed with the intention of understanding the learning processes in fandango for cultural safeguard movements. To this end, this qualitative and participatory research investigation involved the participation of eight students and six teachers from a state school in the community of Ilha dos Valadares (an island), in Paranaguá (PR). The methodology was developed from the systematization of training research, called "training dialogue circles", with virtual meetings held via Google Meet. These meetings made it possible, through a process of sensitization of the participants about the knowledge of popular caiçara culture and the elements that compose it, to tension approximations between the knowledge of the caiçara culture and the knowledge of the school. The problematizations proposed by the dialogues resulted in actions, which made it possible to think about the transformation of pedagogical practices, also turning them into cultural knowledge. To broaden the understanding of the elements that make up this culture, covering its historical, social, and resistance aspects, the investigation heard masters of popular culture in semi-structured interviews. This stage has become relevant, as the research participants become aware of the dimension of the island's popular culture and the importance of bringing the knowledge learned at school closer to popular knowledge. With the holding of formative dialogue circles and semistructured interviews, it was possible not only to understand the phenomena of popular culture on Ilha dos Valadares but also to understand how this popular knowledge can be integrated with the knowledge learned at school.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFandango (Dança) - Paranápt_BR
dc.subjectCaiçarapt_BR
dc.subjectCultura popular - Folclorept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA cultura popular caiçara : diálogos entre os saberes do fandango e as aprendizagens em uma escola na Ilha dos Valadarespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples