Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorRoldão, Sandra Felicio, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-17T19:21:37Z
dc.date.available2022-05-17T19:21:37Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75646
dc.descriptionOrientadora: Prof. Drª Verônica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 24/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 189-202pt_BR
dc.description.abstractResumo: Vivemos um dos maiores fluxos migratórios da humanidade, e a escola, cada vez mais têm recebido crianças imigrantes, desafiando-nos a novos olhares, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas. A fim de investigar esse fenômeno na instituição escolar esta dissertação de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de natureza interpretativista analisou o processo de escolarização das crianças imigrantes em duas escolas na cidade de Joinville (SC) a partir do seguinte questionamento: Como se constituiu o processo de escolarização de crianças imigrantes a partir de suas percepções e das narrativas dos professores, coordenadores e gestores? Em busca de possíveis respostas para o questionamento, delineou-se como objetivos específicos; i. identificar o processo de inserção escolar e a situação educacional das crianças imigrantes a partir de suas percepções; ii. Averiguar a compreensão dos professores, coordenadores e gestores em relação à escolarização das crianças imigrantes; iii. Caracterizar as práticas educacionais dos professores, a partir de suas narrativas, no que se refere a valorização das diferentes culturas, da língua materna e a aprendizagem da língua portuguesa; iv. A partir dos estudos da pesquisa, elaborar um guia de orientações de acolhimento das crianças imigrantes para professores, coordenadores e gestores. O estudo foi realizado com 06 professoras, 02 coordenadoras, 02 gestoras e 19 crianças imigrantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: entrevista semiestruturada, roda de conversa, diário de campo e observação participante. Para a análise de dados dos participantes adultos foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011) e das crianças foi utilizada a técnica de análise interpretativa descritiva. Principais resultados: as professoras, coordenadoras e gestoras demonstraram compreender que a escolarização das crianças imigrantes é um desafio plurifacetado, que desperta nos profissionais diferentes sentimentos e que a falta de formação pedagógica agrava a situação. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem os dados revelaram que as crianças imigrantes, ao ingressar na escola brasileira se apoiam em outras crianças, nacionais ou imigrantes para interagirem e aprenderem, sendo que a maior dificuldade se concentra na leitura e escrita da língua portuguesa, porque as professoras ensinam a língua portuguesa para os alunos brasileiros, que já conhecem sua língua na oralidade, e não têm conhecimentos de como ensinar o português como uma língua estrangeira. Mesmo assim, a oralidade é uma barreira somente no início do processo de inserção escolar. Os dados das crianças imigrantes revelaram os motivos da migração para o Brasil, a saudade de entes amados e a instabilidade de pertencimento que reverberam no seu processo de aprendizagem. A inserção escolar dessas crianças é imersa em muitas tensões, resultando, no início, em choro, tristeza e isolamento. As crianças também revelaram que estão em processo de apropriação de conhecimentos e o maior desafio é a aprendizagem da língua portuguesa na área da leitura e da escrita, em parte, pelo desconhecimento dela na oralidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: We are experiencing one of the greatest migratory flows of humanity, and the school has increasingly received immigrant children, challenging us to new perspectives and new pedagogical practices. In order to investigate this phenomenon in the school institution, this master's theses with a case study qualitative approach of an interpretive nature, analyzed the schooling process of immigrant children in two schools in Joinville (SC) from the following question: How was the process of schooling of immigrant children based on their perceptions and the narratives of teachers, coordinators and managers? In search of possible answers to the questioning, specific objectives were outlined; i. identify the process of school insertion and the educational situation of immigrant children based on their perceptions; ii. investigate the understanding of teachers, coordinators and managers in relation to the schooling of immigrant children; iii. characterize the educational practices of teachers, based on their narratives, regarding the appreciation of different cultures, the mother tongue and the learning of the Portuguese language; iv. from the research studies, prepare a guide of orientations for the reception of immigrant children for teachers, coordinators and managers. The study was carried out with 06 teachers, 02 coordinators, 02 managers and 19 immigrant children. The data collection instruments used were: semi-structured interview, dialogue circle, field journal and participant observation. For data analysis of adult participants, the technique of Content Analysis (CA) of Bardin (2011) was used, and for children, the technique of descriptive interpretive analysis was used. Main results: the teachers, coordinators and managers showed that they understand that the schooling of immigrant children is a multifaceted challenge, which arouses different feelings in professionals and the lack of pedagogical training exacerbates the situation. In relation to the teaching-learning process, the data revealed that immigrant children, when entering the Brazilian school, rely on other children, nationals or immigrants to interact and learn, and the greatest difficulty is concentrated in reading and writing in Portuguese, because the teachers teach Portuguese to Brazilian students, who already know their language orally, and do not have knowledge of how to teach Portuguese as a foreign language. Even so, orality is a barrier only at the beginning of the school insertion process. Data on immigrant children revealed the reasons for migrating to Brazil, the longing for loved ones and the instability of belonging that reverberate in their learning process. The school insertion of these children is immersed in many tensions, resulting, in the beginning, in crying, sadness and isolation. The children also revealed that they are in the process of acquiring knowledge and the biggest challenge is learning to read and write in Portuguese, in part, due to the lack of knowledge of it in orality.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Vivimos uno de los mayores flujos migratorios de la humanidad, y la escuela ha recibido cada vez más niños inmigrantes, desafiándonos a nuevas miradas, nuevas perspectivas y nuevas prácticas pedagógicas. A fin de investigar este fenómeno en la institución escolar, esta disertación de enfoque cualitativo del tipo estudio de caso, de carácter interpretativo, analizó el proceso de escolarización de niños inmigrantes en dos escuelas de la ciudad de Joinville (SC), a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Cómo se constituyó el proceso de escolarización de los niños inmigrantes a partir de sus percepciones y de los relatos de profesores, coordinadores y gestores? En busca de posibles respuestas al cuestionamiento, los objetivos específicos se trazaron de la siguiente manera; i. identificar el proceso de inserción escolar y la situación educativa de los niños inmigrantes a partir de sus percepciones; ii. Averiguar la comprensión de los profesores, coordinadores y gestores sobre la escolarización de los niños inmigrantes; iii. Caracterizar las prácticas educativas de los profesores, a partir de sus relatos, en relación a la valoración de las distintas culturas, la lengua materna y el aprendizaje de la lengua portuguesa; iv. A partir de los estudios de investigación, elaborar una guía de orientación para la acogida de niños inmigrantes destinada a profesores, coordinadores y gestores. El estudio fue realizado con 06 profesores, 02 coordinadores, 02 gestores y 19 niños inmigrantes. Los instrumentos de recogida de datos utilizados fueron: entrevista semiestructurada, círculo de conversación, diario de campo y observación participante. Para analizar los datos de los participantes adultos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido (AC) de Bardin (2011), mientras que para los niños se utilizó la técnica de análisis descriptivo interpretativo. Principales resultados: las profesoras, coordinadoras y gestoras demostraron entender que la escolarización de los niños inmigrantes es un reto multifacético, que despierta distintos sentimientos en los profesionales y que la falta de formación pedagógica agrava la situación. En relación al proceso de enseñanzaaprendizaje, los datos revelaron que los niños inmigrantes, al ingresar a la escuela brasileña, se apoyan en otros niños, nacionales o inmigrantes para interactuar y aprender, concentrándose la mayor dificultad en la lectura y escritura de la lengua portuguesa, porque los profesores enseñan el portugués a alumnos brasileños que ya conocen su lengua oralmente y no tienen conocimiento de cómo enseñar el portugués como lengua extranjera. Aun así, la oralidad es una barrera sólo al principio del proceso de inserción escolar. Los datos de los niños inmigrantes revelaron las razones para emigrar a Brasil, la añoranza de los seres queridos y la inestabilidad de la pertenencia que reverberan en su proceso de aprendizaje. La inserción escolar de estos niños está inmersa en muchas tensiones, resultando, al principio, en llanto, tristeza y aislamiento. Los niños también revelaron que están en proceso de apropiación del conocimiento y que el mayor desafío es el aprendizaje de la lengua portuguesa en el área de la lectura y la escritura, en parte por el desconocimiento de la misma en la oralidad.pt_BR
dc.description.abstractRezime: N'ap viv youn nan pi gran flo migratwa yo nan limanite, e lekòl li menm a chak fwa pi plis ap resevwa anpil timoun imigran yo, k'ap defye nou ak seri de nouvo rega, nouvo espespektiv ak nouvo pratik pedagojik. Anfen ankèt te sou fenomèn sa a nan enstitisyon eskolè a, disètasyon abodaj kalitativ sa a sou yon tip ka de nati entèpretativis te analize pwosesis eskolarizasyon timoun imigran yo nan de (2) lekòl nan vil Jwenvil nan santakatarina (Joinvile SC) apati de kesyonè sa a. Kòman yon pwosesis eskolarizasyon pou timoun imigran yo kapab konstitye apati de pesèpsyon yo, temwanyaj pwofesè, kowòdonatè ak dirijan yo? Nan chèche kèk repons posib ak kesyonè sa, li te prezante kòm objektif espesifik yo; i. idantifye pwosesis ensèsyon eskolè ak sitiyasyon edikasyonèl timoun imigran yo apati de pèsespsyon yo; ii. verifye konpreyasyon ckak pwofesè, kowòdonatè ak dirijan yo nan relasyon ak eskolarizasyon timoun imigran yo; iii.karakterize pratik edikasyonèl pwofesè yo apati de ankèt yo nan sa ki refere valorizasyon kilti diferan yo, lang matenèl ak aprantisaj lang potigè a; iv. Apati etid ak rechèch yo, rive elabore yon gid oryantasyon akèy timoun imigran yo pou pwofwosè yo, kodonatè yo ak dirijan yo. etid sa te rive reyalize ak 06 pwofesè, 02 kowodonatè, 02 dirijan, ak 19 timoun imigran. Enstriman ki te itilize pou kolekte done yo se te: entèvyou semi estriktire, kòlòk, prezans jounalye sou teren an ak obsèvasyon patisipant. Yo te itilize analiz teknik kontni (AC) Bardin (2011)nan pou granmoun yo, epi pou timoun yo menm se te teknik analiz entèpretativ deskriptiv la. Rezilta prensipal yo: Pwofesè yo, kowòdonatè ak dirijan yo te demontre ke yo konprann ke eskolarizasyon timoun imigran yo se yon defi ak plizyè fas ki reveye lakay pwofesyonèl nou yo anpil santiman diferan fas ak mank fòmasyon pedagojik ki agrave sitiyasyon an. Nan relasyon ak pwosesis ansèyman-aprantisaj, done yo te revele ke lè timoun imigran yo rantre lekòl brezilyen, yo jwenn apui timoun nasyonal yo oubyen lòt timoun imigran yo pou kapab entèraji epi aprann byen ke pi gwo difikilte yo konsantre nan li ak ekri lang pòtigè a, paske pwofesè yo k'ap anseye lang potigè pou elèv brezilyen yo, deja konnen lang li an nan oralite, epi yo pa gen konesans sou kijan pou yo anseye potigè a kòm yon lang etranjè. Menm ke li konsa, oralite a se yon baryè sèlman nan kòmansman pwosesis ensèsyon eskolè a. Done sou timoun imigran yo te revele motif migrasyon sa yo nan Brezil; sante avantou ak enstabilite pètinan ki revele nan pwossesis aprantisaj la. Ensèsyon eskolè timoun sa yo te plonje anba yon pakèt tansyon, ki te vin bay relzita, nan kòmansman, kriye, tristès ak izolman. Timoun sa yo te revele ke yon pwosesis apwopriyasyon konesans ak pi gwo defi yo nan aprantisaj lang potigè a pati de lekti ak ekri paske yo pa gen yon konesans de lang lan nan oralite li..pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilhos de imigrantespt_BR
dc.subjectEmigração e imigraçãopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleO processo de escolarização de crianças imigrantes na cidade de Joinville - SCpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples