Entre a pedagogia dos multiletramentos e as competências digitais : narrativas plurais de educadoras de língua portuguesa da Rede Estadual do Paraná
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Data
2022Autor
Kaelle, Jociana Maria Bill, 1987-
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Resumo: Esta pesquisa obteve seu foco em analisar a percepção das competências digitais nas práticas pedagógicas de educadoras de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Paraná (SEED-PR) por meio de suas narrativas digitais. Está pautada nos principais estudos sobre a Pedagogia dos Multiletramentos (CAZDEN et al., 1996 e 2021; ROJO, 2009, 2012, 2013, 2015; e FOFONCA, 2015, 2019) para a exploração de práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, que valorizam as multimodalidades das linguagens e contextos multiculturais, acompanhando as mudanças sociais às quais a escola contemporânea está situada. Para tanto, especificamente, buscou-se compreender - por meio da análise das narrativas digitais de três educadoras da rede pública estadual do Paraná -como as competências digitais eram compreendidas nas práticas pedagógicas, observando as contribuições da formação de professores que poderiam favorecer os multiletramentos, bem como, destacar em tais narrativas a descrição de práticas pedagógicas contemporâneas, sobretudo, no ensino da Língua Portuguesa, por meio de multiletramentos na Educação Básica. Observou-se, durante a construção do arcabouço da pesquisa, nas leituras realizadas, o perfil de um novo educando que exige um novo educador: o educador multiletrado (CAZDEN et al., 1996, 2021; ROJO, 2009, 2012, 2013, 2015; KERSCH, COSCARELLI, CANI, 2016; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; FOFONCA, 2015, 2019). Desta forma, o aporte teórico discute, além das temáticas relativas à Pedagogia dos Multiletramentos, a formação de professores em contexto de mudança (NÓVOA, 1992, 2007, 2009, 2019; ANDRÉ, 2018; IMBERNÓN, 2009, 2011). Ademais, apresenta-se como um contexto de aplicação de pesquisa o "Grupo de Estudos Formadores em Ação", Programa de Formação de Professores, ofertado pela SEED-PR, no qual as participantes da pesquisa foram cursistas de julho a dezembro de 2020. Este estudo trata-se de uma investigação de natureza científica qualitativa (LÜDKE, ANDRÉ, 2018; CRESWELL, 2014) e possui a pesquisa narrativa (CONELLY, CANDININ, 2011; CRESWELL, 2014; CAMAS, FOFONCA, HARDAGH, 2020) como metodologia para a análise e compreensão das experiências relatadas nas narrativas digitais das educadoras. Assim, a pesquisa desenvolveu-se por meio na seguinte pergunta norteadora: quais as percepções dos educadores de Língua Portuguesa da rede pública do estado do Paraná acerca das Competências Digitais, como as compreendem em suas práticas pedagógicas e o que tais percepções apontam em relação à Pedagogia dos Multiletramentos? As análises evidenciam que o contexto pandêmico da Covid-19 foi um momento difícil socialmente, porém de extrema relevância para um processo de repensar o fazer docente em busca de desenvolvimento de práticas pedagógicas que tornassem os processos de ensino e aprendizagens mais significativos aos estudantes; ao passo que seus relatos revelam que a formação neste contexto as tornou, de certa forma, mais seguras na adoção de metodologias exploradoras das TD nas aulas de Língua Portuguesa e desenvolvem habilidades que mobilizem as competências digitais dos estudantes. Abstract: This research gets the focuses on analyzing the digital skills and competencies in the pedagogical practices with teachers in the Portuguese language in the public school of Paraná State (SEED - PR) using their digital storytelling. This research is in main studies about the Pedagogy of Multiliteracies (CAZDEN et al.,1996 and 2021; ROJO, 2009, 2012, 2013, 2015, and FOFONCA 2015, 2019) to explore the pedagogical practices in the Portuguese language that show the multimodalities between languages and multicultural contexts following social changes whom contemporaneous public schools are inside. For this, specifically, it is necessary to understand using the digital's storytelling analyses from three teachers from the public school of Paraná State - how the digital skills are understood into pedagogical practices noting their contributions to the teacher's education and how it could be used to improve the multiliteracies and emphasize these narratives, the description of contemporaneous pedagogical practices in basic studies into the Portuguese language. It was observed in this research framework, in reading, the profile of a new learner who needs a new nurturer, a multi-literate nurturer (CAZDEN et al. 1996, 2021; ROJO, 2009, 2012, 2013, 2015; KERSCH, COSCARELLI, CANI, 2016; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020; FOFONCA, 2015, 2019). In this way, the theoretical explain themes using Pedagogy of Multiliteracies, teacher's education in changing contexts (NÓVOA, 1992, 2007, 2009, 2019; ANDRÉ, 2018, IMBERNÓN, 2009, 2011). Furthermore, the context is shown in the "Grupo de Estudos Formadores em Ação", a teacher training program, offered by SEED-PR, in which the survey participants were tanners from July to December 2020. This study is a qualitative scientific investigation (LÜDKE, ANDRÉ, 2018; CRESWELL, 2014) and there is narrative research (CONELLY, CLANDININ, 2011; CRESWELL, 2014; CAMAS, FOFONCA, HARDAGH, 2020) with the methodology to analyze and understand the experiences related in teacher's digital narratives. Thus, the research has evolved a guiding question: Which are the insights from the Portuguese language teaches from the public school of Parana State about digital competencies and how they understand their pedagogical practices and what are the insights show about the Pedagogy of Multiliteracies? The analyses put in evidence that COVID-19 context was a difficult social moment, so it was relevant to a process to make the teachers think about the development of pedagogical practices and make the process of teaching-learning more significant to the students whereas while their reports show the training in this context, show the teachers more confident to use the methodologies explored in TD on Portuguese classes and evolve skills to enlist student's digital competences.
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