• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Eros Volusia e o devir-mulher : a atualização da artista no território educação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FERNANDA CONCEICAO DA COSTA FRAZAO.pdf (5.303Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Frazão, Fernanda Conceição Costa, 1983-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os mapas elaborados pela cartografia são planos temáticos e temporais quecorrespondem a aspectos espaciais e políticos de determinado território.Configurada à filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografiaserve de orientação metodológica a esta tese, cujo território é a educação demulheres com atenção às fronteiras que faz com os territórios da arte. Nesseavizinhamento localizo Eros Volusia (1914-2004), território subjetivo que ganhaconsistência e dimensões pelas conjunções ([e]): mulher [e] mestiça [e] bailarina [e]artista [e] professora [e] coreógrafa [e] pesquisadora de ritmos [e] criadora dobailado nacional. Essas conjunções fornecem planos diferentes e interligados deEros Volusia, os quais traduzem atual e virtual da bailarina, ou os aspectostemporais das linhas cartográficas da atuação e criação na dança; isso resulta emum quadro dinâmico e dele busco extrair movimento com o objetivo de atualizar aartista, e o faço equacionando tempo passado e presente na relação entre osterritórios da arte e da educação de mulheres. Nessa cartografia de Eros interessaprincipalmente sua assinatura na criação do bailado brasileiro, o que implica nacriação do corpo bailarino. Este corpo de mulher inserido em uma sociedadepatriarcal foge à função de reproduzir gestos e funções socialmente adequados aofeminino criando movimentos alternativos na dança, o que leio como sua abertura aodevir-mulher. Portanto, esse devir é orientado por movimentos de criação ao invésda reprodução do ideal majoritário das conjunções do patriarcado – sexista [e]racista [e] imperialista [e] capitalista. Atualizar Eros Volusia entre seus processos decriação e as imagens-virtuais que ela emana possibilita projetar fluxos de devir paraa mulher entre a arte e a educação. Esse encontro apresenta uma pedagogia atentaà criação de um corpo em potência de devir-mulher conforme passa peloreconhecimento das estruturas que o determinam e se projeta, individual ecoletivamente, para a experimentação de processos de subjetivação que traduzem odesejo de criação em narrativas autorais atentas à produção e expressão de si.
     
    Abstract: The maps that are elaborated by the cartography are thematic and temporal plansthat match spatial and political aspects of a given territory. Based on the philosophyof difference of Gilles Deleuze and Félix Guattari, the cartography serves asmethodological orientation for this thesis, whose territory is the education of womenfocusing on its intersections with the territory of art. I locate Eros Volusia (1914-2004)in this border, a subjective territory that gains consistency and is enhanced byconjunctions of artist [and] teacher [and] choreographer [and] rhythm researcher[and] creator of the national ballet. These combined roles provide different andinterconnected plans of Eros Volusia, which translate the current and the virtual ofthe dancer, or the temporal aspects of the cartographic lines of acting and creation indance; the result of that is a dynamic scenario and from it I seek movement with theobjective of actualizing the artist, and I do it by equating past and present times in therelation between the territories of art and education of women. In this cartography ofEros Volusia the emphasis is on her signature in the creation of the Brazilian ballet,which implies the creation of a body that dances. This female body that takes placein a patriarchal society opposes the fate of reproducing the movements sociallyascribed for women, and does it by creating alternative lines in the dance, which areread as openings to the becoming-woman. Such becoming has moved theinvestigation of this thesis, guided by the movements of creation instead ofreproducing major patriarchal guidelines regarding sexism [and] racism [and]imperialism [and] capitalism. To actualize Eros Volusia in the midst of her creationprocesses and the virtual images that she projects, allows for the projection of flowssof becoming for the woman amidst art and education. This encounter unfolds apedagogy that is attentive to the creation of a body in its potency of becoming womanas it realizes which structures determine it, and the projects itself individually andcollectively towards the experimentation of processes of subjectivation that translatethe desire of creation in author narratives that are aware of its production and self expression.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74347
    Collections
    • Teses [476]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV