Inclusão no Ensino Superior : o acesso de candadatos surdos ao Processo seletivo da Licenciatura em Letras Libras da UFPR
Resumo
Resumo: Este artigo objetiva analisar os desafios envolvidos no processo seletivo para o curso de Letras Libras da UFPR e seus desdobramentos para o acesso do candidato surdo ao ensino superior. A metodologia compreendeu análise documental de fases do Processo Seletivo em Letras Libras, com base em dados disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR (NC), entre outras fontes, no período compreendido entre 2014/2015 (primeiro processo seletivo) e 2019/2020 (último certame realizado). Os resultados apontam tendência progressiva de mudança no perfil dos candidatos aprovados: das 30 vagas ofertadas, de 23 surdos, em 2015, apenas 5 foram aprovados em 2020. A baixa pontuação nas questões objetivas têm sido o principal fator de reprovação dos surdos (37,88%). Há uma tendência recorrente de candidatos surdos se inscreverem na categoria de "ouvinte", ocasionando variações quantitativas entre os dados oficiais do NC, daqueles identificados nesta pesquisa. Nossa análise aponta que a compreensão da linguagem técnico-científica do edital, a dificuldade em apresentar a documentação médica exigida e a barreira linguística nos canais de comunicação disponibilizados pela UFPR, apenas em português, podem constituir barreiras para o candidato surdo beneficiar-se da ação afirmativa de vaga preferencial ao Curso de Letras Libras, prevista em Lei.
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