Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Sueli de Fátimapt_BR
dc.contributor.authorJoaquim, Lídia da Silva, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2022-02-17T22:03:54Z
dc.date.available2022-02-17T22:03:54Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73495
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sueli Fernandespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 41-42pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo objetiva analisar os desafios envolvidos no processo seletivo para o curso de Letras Libras da UFPR e seus desdobramentos para o acesso do candidato surdo ao ensino superior. A metodologia compreendeu análise documental de fases do Processo Seletivo em Letras Libras, com base em dados disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR (NC), entre outras fontes, no período compreendido entre 2014/2015 (primeiro processo seletivo) e 2019/2020 (último certame realizado). Os resultados apontam tendência progressiva de mudança no perfil dos candidatos aprovados: das 30 vagas ofertadas, de 23 surdos, em 2015, apenas 5 foram aprovados em 2020. A baixa pontuação nas questões objetivas têm sido o principal fator de reprovação dos surdos (37,88%). Há uma tendência recorrente de candidatos surdos se inscreverem na categoria de "ouvinte", ocasionando variações quantitativas entre os dados oficiais do NC, daqueles identificados nesta pesquisa. Nossa análise aponta que a compreensão da linguagem técnico-científica do edital, a dificuldade em apresentar a documentação médica exigida e a barreira linguística nos canais de comunicação disponibilizados pela UFPR, apenas em português, podem constituir barreiras para o candidato surdo beneficiar-se da ação afirmativa de vaga preferencial ao Curso de Letras Libras, prevista em Lei.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (66p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleInclusão no Ensino Superior : o acesso de candadatos surdos ao Processo seletivo da Licenciatura em Letras Libras da UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples