Roteiro para identificação de sinais de risco ao desenvolvimento na Educação Infantil (RISRD-EI)
Abstract
Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de avaliação e inclusão no contexto da Educação Infantil (EI). Problematizamos sobre como o profissional que trabalha com esta etapa da educação pode ser instrumentalizado para identificar sinais de risco ao desenvolvimento (SRD) e construir um cenário que permeie práticas inclusivas. Defendemos ser essencial que os profissionais realizem esta identificação na etapa da EI em função da necessidade de não se perder janelas de oportunidade no desenvolvimento para a realização de intervenção terapêutica em momento oportuno e qualificação do planejamento pedagógico para que ele se personalize de forma a possibilitar à construção de processos de aprendizagem que, como consequência, poderão permitir a real inclusão social. Nessa perspectiva, estruturamos o trabalho de forma que o embasamento teórico está intrinsecamente ligado à construção de nosso objeto, um roteiro de observação, que foi sustentado por várias revisões que possibilitaram avançarmos nas escolhas do que seria pertinente observar em bebês e crianças bem pequenas objetivando a identificação de SRD em momento adequado de suas trajetórias. Após termos realizado o aprofundamento sobre a Teoria Histórico- Cultural e suas relações com a inclusão e seus modelos, sobre SRD, instrumentos e protocolos para diagnóstico e intervenção do Transtorno do Espectro Autista, bem como sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), avaliação e inclusão no cenário da EI nos repertoriamos para construir o Roteiro para Identificação de Sinais de Risco ao Desenvolvimento na Educação Infantil (RISRD-EI), resultado de uma vasta busca no cenário nacional e internacional por estudos e documentos inseridos na área, e sendo direcionado pelos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento elencados na BNCC. Por fim, como uma forma de valorizar a expertise do profissional da EI realizamos a etapa de coleta de dados através de uma entrevista online, na qual foram reveladas as concepções dos participantes sobre avaliação, documentação pedagógica e inclusão na EI, e esta etapa permitiu produzir conhecimento na área da EI a partir do que foi apresentado na entrevista com especialistas. Após a categorização e análise dos dados, como resultado do trabalho foi efetivada a qualificação do roteiro, e como conclusão apontamos o processo de construção colaborativa de estratégias, através da qualificação do RISRD-EI, e da aplicação das diretrizes para "Práticas inclusivas com o uso do RISRD-EI" como uma possível solução para realizar a inclusão nas práticas escolares através do engajamento dos profissionais nesse processo. Abstract: This research is in the area of evaluation and inclusion in the context of Early Childhood Education (ECE). We problematize about how the professional who works with this stage of education can be instrumentalized to identify Signs of Risk to Development (SRD) and build a scenario that permeates inclusive practices. We argue that is essential that professionals from this stage of education make this identification, so as not to lose windows of opportunity in development for the realization of therapeutic intervention in an appropriate time and qualification of the pedagogical planning to ensure the construction of learning processes that, as a consequence, may allow real social inclusion. In this perspective, we structured the work in such a way that the theoretical basis is intrinsically linked to the construction of our object, an observation script, which was supported by several reviews that made it possible to advance in the choices of what would be pertinent to observe in babies and very young children aiming at identification of SRD at an appropriate time in their trajectories. After deepening the Historical-Cultural Theory and its relations with inclusion and its models, on SRD, instruments and protocols for the diagnosis and intervention of Autistic Spectrum Disorder, as well as on the Common National Curricular Base (BNCC), evaluation and inclusion in the ECE scenario, we were prepared to build the Observation Script for Identifying Signs of Risk to Development in Early Childhood Education (OSISRDECE), result of a vast search in the national and international scenario for studies and documents inserted in the area, and being guided by the learning and development objectives listed in the BNCC. Finally, as a way of valuing the ECE professional's expertise, we carried out the data collection stage through an online interview, to reveal the conceptions of the participants about evaluation, pedagogical documentation and inclusion in ECE and this step allowed us to produce knowledge in this area from what was presented in the interview with experts. After categorizing and analyzing the data, as a result of the work, the observation script was qualified, and as a conclusion we pointed out the process of collaborative construction of strategies, through the OSISRD-ECE qualification, and the application of the guidelines for "Inclusive practices with the use of OSISRD-ECE", as a possible solution to achieve inclusion in school practices through the engagement of professionals in this process.
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