Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVestena, Carla Luciane Blumpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Carla Sant'ana dept_BR
dc.contributor.otherCosta-Lobo, Cristina, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T17:20:37Z
dc.date.available2022-03-04T17:20:37Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72600
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Luciane Blum Vestenapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prfª Drª Maria Cristina Queiroz da Costa Lobopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 229-244pt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao debruçar-se sobre a literatura científica, considera-se que o desenvolvimento do potencial criativo, é essencial para auxiliar na superação da vulnerabilidade humana, a partir da criação de soluções para conflitos do cotidiano, por meio de uma variedade de ideias, hipóteses e respostas, o ambiente se torna mais rico em possibilidades e menos violento. A flexibilidade como capacidade de mudar de ideia e elaborar ações diversificadas, promove a resiliência afetiva e cognitiva mediante a resolução do conflito. Já a originalidade (respostas incomuns), junto com a capacidade de analisar minuciosamente os detalhes do conflito e articular diferentes conhecimentos para solucioná-lo, aumenta o arcabouço de conhecimento para enfrentamento da vulnerabilidade humana. Por isso, o presente estudo questionou: como o processo criativo colabora para o desenvolvimento social da criança? Para responder essa questão, nosso principal objetivo é analisar as possíveis relações entre o desenvolvimento social e o potencial criativo de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Para subsidiar a pesquisa, utilizou-se como base teóricometodológica a abordagem qualitativa, com o estudo empírico, por meio da aplicação do método clínico piagetiano, cujos instrumentos de coleta de dados são as entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas. Participaram da pesquisa cinco estudantes com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação, com idade média de 13 anos, estudantes da rede pública estadual de Guarapuava-PR, região Sul do Brasil, sendo que dois deles são atendidos no contraturno do ensino regular, na sala de recursos, e três estão em processo de avaliação. Realizou-se uma análise qualitativa, sob a égide da Epistemologia Genética e da teoria neurocientífica de Joseph Renzulli, Robert Sternberg e Todd Lubart, a respeito da criatividade. Os resultados obtidos indicam que os estudantes estão sendo prejudicados em seu potencial criativo por falta de desenvolvimento de trocas interindividuais reais, porém estão em pleno desenvolvimento cognitivo com o auxílio das ferramentas digitais, também sentem-se frustrados com a forma com que os professores conduzem as aulas remotas, com a falta de acesso aos esportes e lazer, e a falta de atendimentos adequados a sua condição com desafios cognitivos e atividades para o desenvolvimento social. Os resultados indicam ainda que mesmo neste contexto de vulnerabilidade que os limitou a explorarem mais os conflitos apresentados neste trabalho de forma criativa, eles ainda trouxeram respostas complexas para os pares de sua idade, demonstrando autonomia e amplo potencial criativo. Desta forma, acreditamos que este estudo pode contribuir com a promoção de projetos que integrem a produção científica, bem como a estimulação do potencial criativo frente aos conflitos que emergem em contextos de vulnerabilidade humana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: When looking at the scientific literature, it is considered that the development of creative potential is essential to assist in overcoming human vulnerability, from the creation of solutions to daily conflicts, through a variety of ideas, hypotheses and responses, the environment becomes richer in possibilities and less violent. The flexibility as the ability to change your mind and develop diverse actions, promotes affective and cognitive resilience through conflict resolution. Originality (unusual responses), on the other hand, together with the ability to thoroughly analyze the details of the conflict and articulate different knowledge to solve it, increase the knowledge framework to face human vulnerability. Therefore, the present study asked how the creative process collaborates for the child's social development? To answer this question, our main objective is to analyze the possible relationships between social development and the creative potential of students with Giftedness. To support the research, the qualitative approach was used as a theoretical and methodological basis, with the empirical study, through the application of the Piagetian clinical method, data collection instruments are as semi-structured diversions and systematic used. Five students with indications of giftedness participated in the research, with an average age of 13 years old, students from the public state network of Guarapuava- PR, southern region of Brazil, two of whom are attended during regular school hours in the resource room and three are in the process of being evaluated. A qualitative analysis was carried out, under the aegis of Genetic Epistemology and the neuroscientific theory of Joseph Renzulli, Robert Sternberg and Todd Lubart regarding creativity. The results obtained indicate that students are being hindered in their creative potential by lack of development of true inter-individual exchanges, but are in full volvement with the help of digital tools, they are also frustrated with the way teachers conduct classes at a distance, lack of access to sports and leisure, and lack of care appropriate to their condition, with cognitive challenges and activities for social development. The results also indicate that even in this context of vulnerability that limited them to explore more creatively the conflicts presented in this paper, they still brought complex responses to their peers, demonstrating autonomy and ample creative potential.The results obtained indicate that students are being harmed in their creative potential due to the lack of development of real interindividual exchanges. Thus, we believe that this study can contribute to promotion projects that integrate scientific production, as well as the stimulation of creative potential in the face of conflicts that emerge in contexts of human vulnerability.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (258 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdolescentes superdotadospt_BR
dc.subjectSuperdotados - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleResolução de conflitos sociais por estudantes com altas habilidades/superdotação em situação de vulnerabilidade humanapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples