As experiências sociocorporais na educação da criança : um estudo sobre meditação na escola
Abstract
Resumo: Este estudo tem como tema a Meditação enquanto uma experiência sociocorporal construída, pelas crianças, na escola, cujo objeto investigativo foi estruturado, prioritariamente, a partir do seguinte referencial teórico: Figueiredo, autora do conceito de experiência sociocorporal; Le Breton, estudioso da noção de corpo como materialidade do/a sujeito/a no mundo e da potencialidade do silêncio na resistência aos ruídos sociais; Benjamin, estudioso que argumenta sobre a especificidade da experiência infantil; Charlot, produtor da obra Teoria da Relação com o Saber da qual emerge os contributos para compreensão do sentido, este que está intimamente imbricado no objetivo ora percorrido: Interpretar os sentidos produzidos pelas crianças sobre a Meditação na escola como experiência sociocorporal. Trata-se de uma investigação interpretativa construída com 35 crianças entre 8 e 9 anos de idade, estudantes da Escola Municipal Maringá, instituição localizada na região sul da cidade de Curitiba que integra o Projeto Meditando na Escola, até então vinculado a Universidade Federal do Paraná em parceria com a ONG internacional Mãos Sem Fronteiras. Para tanto, inspira-se na etnografia e recorre-se aos consecutivos instrumentos/procedimentos para produção de dados: observação participante e registro em diário de campo; carta para o Manolindo (mascote do Projeto Meditando na Escola); desenho; entrevista semiestruturada; roda de conversa e entrevista com o mascote Manolindo. O córpus produzido mobilizou a elaboração da análise e interpretação sob a luz da pesquisa narrativa com estruturação teórico-metodológica cravada na triangulação. Tal encaminhamento possibilitou apreender que tanto a noção de corpo, enquanto sujeito, quanto a ideia de experiência e, de modo igual, o discernimento sobre sentido, são particularizadas, fundamentalmente, na unicidade do Ser. Neste segmento, as experiências sociocorporais tornam-se a categoria analítica explorada, da qual eclodiu os seguintes temas: corpo/sujeito; natureza e família. A partir desses achados identificou-se que, dentre os/as colaboradores/as do estudo, três crianças produziram experiências sociocorporais na Meditação e para elas o Sentido para o investimento na prática corporal distancia-se de funcionalidades e finalidades previstas na produção científica ou definidas no Projeto Meditando na Escola, pois tem compromisso com as humanidades, uma vez que os sentidos trazem sentido para tal experiência sociocorporal. A importância conferida a Meditação corresponde ao potencial desta prática corporal na construção de uma postura de vida menos reativa, com competência para ação assertiva e consciente, cujo mote está no desejo de estar bem, ser o bem e querer o bem, nas relações sociais, pois no fim das contas, as crianças conferem a Meditação a promessa do viver bem. Abstract: This study has as its theme, Meditation, as a socio-corporal experience built, by children, at school, whose investigative object was structured, primarily, from the following theoretical framework: Figueiredo, author of the concept of socio-corporal experience; Le Breton, who studied the notion of the body as materiality of the subject in the world and the potential of silence in the resistance to social noises; Benjamin, a scholar who argues about the specificity of childhood experience; Charlot, producer of the work Theory of the Relationship with Knowledge, from which emerges the contributions to the understanding of meaning, which is intimately interwoven with the objective now covered: Interpreting the meanings produced by children about Meditation at school as a socio-corporal experience. This is an interpretative investigation carried out with 35 children between 8 and 9 years of age, students at Maringá Municipal School, an institution located in the southern region of the city of Curitiba that integrates the Meditating at School Project, until then linked to the Federal University of Paraná in partnership with the international NGO "Mãos Sem Fronteiras". To do so, it draws inspiration from ethnography and makes use of the consecutive instruments / procedures for data production: participant observation and recording in a field diary; letter to Manolindo (mascot of the Meditating at School Project); design; semi structured interview; conversation and interview with the mascot Manolindo. The corpus produced mobilized the elaboration of analysis and interpretation in the light of narrative research with theoretical and methodological structuring embedded in the triangulation. Such routing made it possible to apprehend that both the notion of the body, as a subject, as well as the idea of experience and, equally, the discernment about meaning, are fundamentally particularized in the uniqueness of Being. In this segment, the socio-corporal experiences become the explored analytical category, from which the following themes emerged: body / subject; nature and family. From these findings, it was identified that, among the collaborators of the study, three children produced socio-corporal experiences in Meditation and for them the Sense for investing in corporal practice is distant from the functions and purposes foreseen in the scientific production or defined in the Meditating at School Project, as it is committed to the humanities, since the senses bring meaning to such a sociocorporal experience. The importance given to Meditation corresponds to the potential of this corporal practice in the construction of a less reactive life posture, with competence for assertive and conscious action, whose motto is in the desire to be well, to be good and to want good, in social relations.
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