Experiência de aprendizagem mediada e ensino remoto : indícios apresentados por professores do Ensino Médio
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta de estudo identificar indícios de Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), de Reuven Feuerstein, nas ações docentes de professores do ensino médio durante o ensino remoto em um colégio da rede pública estadual do Paraná. Busca-se, também, evidenciar a importância da experiência de aprendizagem mediada acadêmica no desenvolvimento das habilidades de pensar e de aprender do aluno. Trata-se, nesse sentido, de um estudo com caráter qualitativo, de natureza exploratória, com delineamento de pesquisa descritiva, que se pauta nos três princípios universais de Reuven Feuerstein (1994; 2014): intencionalidade/reciprocidade, mediação de significado e transcendência; somadas às contribuições de Gonçalves e Richartz (2018) e Gonçalves e Vagula (2012), autores que estudaram os critérios mediacionais de Feuerstein. Os participantes foram cinco professores, com idade entre 40 e 65 anos, que ministram aulas em diferentes áreas do conhecimento, no ensino médio, no referido colégio. A coleta de dados constituiu-se a partir de um questionário online (google forms) aplicado aos professores. O questionário conteve nove questões divididas em três blocos com três questões cada (1 - reciprocidade/intencionalidade; 2 - mediação de significado e 3 - transcendência), baseadas nos critérios de avaliação da EAM de Reuven Feuerstein, que visam a identificar a presença desses princípios na mediação docente. Com base na análise dos dados coletados, observou-se que grande parte desses professores apresentaram indícios de EAM nos três princípios universais. Dessa maneira, compreende-se que a EAM é factível também no ensino remoto. No entanto, o estudo aponta para a necessidade de compreender os princípios que definem uma experiência de aprendizagem mediada para que haja o desenvolvimento das habilidades de pensar e aprender por meio de metodologias de ensino que integrem professor e aluno numa situação de mediação e consequente modificabilidade cognitiva estrutural. Abstract: This research has the objective to study the learning experience mediated by teachers. The research is justified by the need to understand that learning mediation is a fundamental factor in students' cognitive development. Thus, the goal is to investigate the extent to which the Mediated Learning Experience - MLE, by Reuven Feuerstein, occurs through the remote teaching modality, with high school students from the public school system in the state of Paraná in Brazil. It also seeks to substantiate the importance of the academic mediated learning experience in developing the student's thinking ability and learning skills. It is a qualitative study, exploratory in nature, with a descriptive research design, which is based on the three universal principles of Reuven Feuerstein (1994; 2014): intentionality/reciprocity, mediation of meaning, and transcendence; added to the contributions of Gonçalves and Richartz (2018) and Gonçalves and Vagula (2012), authors who studied Feuerstein's mediational criteria. The participants were five teachers, ages 40 to 65, who teach high school classes in different areas of knowledge, in the state public school system of the city of Curitiba, in Paraná. Data collection consisted of an online questionnaire (google forms) applied to teachers. The questionnaire contains nine questions divided into three blocks with three questions each (1- reciprocity/intentionality; 2- mediation of meaning and 3- transcendence), based on Reuven Feuerstein's EAM evaluation criteria, which aim to identify the presence of these principles in teaching mediation. Based on the analysis of the data collected, it was observed that most of these teachers showed signs of intentionality/reciprocity, mediation of meaning, and transcendence, which characterizes MLE, according to Feuerstein. Therefore, it is understood that MLE is also feasible in remote education. However, the study also points out the need to understand the principles that define a mediated learning experience, so that we have the development of thinking ability and learning skills through teaching methodologies that integrate teacher and student in a learning mediation situation and consequent structural cognitive modifiability.
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