Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPlácido, Lais Mota, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherDidonet, Simone Regina, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T17:42:54Z
dc.date.available2021-10-01T17:42:54Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72008
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Simone Regina Didonetpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 08/04/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 103-117pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como objetivo verificar o papel mediador das capacidades de marketing na relação entre inovatividade e desempenho organizacional em pequenas e médias empresas. Para tanto, foram analisados os dados coletados nos projetos de pesquisa de Toaldo e Didonet (2014). Tais dados foram tratados com estatística descritiva e, em seguida, analisados com estatística inferencial, para testar as hipóteses de pesquisa, com auxílio do SMART PLS 2.0. Atualmente, a maioria dos estudos investigam as capacidades de marketing como um grupo genérico ou considerando um único grupo específico ou ainda, não necessariamente as relacionaram à inovatividade organizacional, mas a outros construtos ligados à inovação. Além disso, não há um consenso quanto à relação direta entre a inovatividade organizacional e o desempenho das empresas. Os achados desta pesquisa dizem que há uma relação direta e positiva entre inovatividade organizacional e desempenho. Além disso, comprovou-se o efeito mediador das capacidades arquiteturais e especializadas de marketing na relação entre inovatividade e desempenho organizacional. Este trabalho contribui para a literatura de marketing, reforçando o efeito mediador das capacidades de marketing, de maneira específica e separada, entre elementos relacionados a inovação e desempenho organizacional. Além de contribuir para a literatura de inovação ao investigar a relação entre inovatividade e desempenho, cujas pesquisas ainda não apontam um consenso. Palavras-chave: Capacidades de marketing. Inovatividade organizacional. Desempenho organizacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to verify the mediating role of marketing capabilities in the relationship between innovativeness and organizational performance in small and medium-sized companies. So the data collected in the research projects of Toaldo and Didonet (2014) were analyzed for this research. Such data were treated with descriptive statistics and then analyzed with inferential statistics, to test the research hypotheses, with the aid of SMART PLS 2.0. Currently, most studies investigate marketing capabilities as a generic group or considering a single specific group or, not necessarily related to organizational innovativeness, but to other constructs linked to innovation. In addition, there is no consensus on the relationship between organizational innovativeness and company performance. The findings of this research say that there is a direct and positive relationship between organizational innovativeness and performance. In addition, the mediating effect of architectural and specialized marketing capabilities on the relationship between innovativeness and organizational performance was proven. This work contributes to the marketing literature, reinforcing the mediating effect of marketing capabilities, in a specific and separate way, between elements related to innovation and organizational performance. In addition to contributing to the innovation literature by investigating the relationship between innovativeness and performance, whose research still does not indicate a consensus. Keywords: Marketing capabilities. Organizational inovativeness. Organizational performance.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (120 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCriatividade nos negociospt_BR
dc.titleO papel mediador das capacidades de marketing na relação entre inovatividade e desempenho organizacionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples