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    Isto (não) é um livro : desmolduramentos ficcionais na obra de Veronica Stigger

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    R - T - CLARISSA LOYOLA COMIN.pdf (7.562Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Comin, Clarissa Loyola, 1986-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a obra ficcional de Veronica Stigger a partir do conceito de desmolduramentos ficcionais. Para isso, em um primeiro momento, trabalharemos com a imagem do desmolduramento, explorando as aproximações deste vocábulo com o de desenquadramento, percorrendo momentos em que as manifestações artísticas, os fatos históricos e os adventos técnicos interligaram-se e proporcionaram novos modos de ver e ler o mundo. Em seguida, passamos às manifestações desse desmolduramento na produção stiggeriana, dividido nos seguintes aspectos: a) desmonte da encenação; b) desaparição dos personagens; c) desaparição do eu autoral; d) desmolduramento enunciativo. Nossa hipótese é a de que o desmolduramento está relacionado ao que Josefina Ludmer chamou de "literatura pós-autônoma", ou seja, uma literatura em que as fronteiras entre realidade e ficção são borradas, levando à desautomatização da experiência de leitura. Partindo desta formulação especulativa, nos propomos a analisar quais são seus afetos e efeitos na escrita de Veronica Stigger, especialmente no que diz respeito ao esvaziamento dos paradigmas que regem o fazer literário, como os gêneros, os personagens, os narradores e os enredos. Palavras-chave: Literatura contemporânea. Enunciação. Veronica Stigger. Desmolduramentos Ficcionais.
     
    Abstract: This study aims to analyze the fictional work of Veronica Stigger from the concept of fictional demoulding. For this, in a first moment, we will work with the demolding image, exploring the approximations of this word with that of disqualification, going through moments when artistic manifestations, historical facts and technical adventures interconnected and provided new ways of seeing and read the world. Then, we move on to the manifestations of this demoulding in Stigger's production, divided into the following aspects: a) dismantling of the staging; b) disappearance of the characters; c) disappearance of the authorial self; d) enunciative demoulding. Our hypothesis is that demoulding is related to what Josefina Ludmer called "postautonomous literature", that is, a literature in which the boundaries between reality and fiction are blurred, leading to the desautomatization of the reading experience. Starting from this speculative formulation, we propose to analyze what are its affects and effects in the writing of Veronica Stigger, especially with regard to the emptying of the paradigms that govern literary making, such as genres, characters, narrators and plots. Keywords: Contemporary literature. Enunciation. Veronica Stigger. Fictional demoulding.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71894
    Collections
    • Teses [226]

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