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dc.contributor.authorSantos, Daiane Cordeiro dos, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherBulgacov, Yara Lúcia Mazziottipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T16:57:31Z
dc.date.available2021-09-10T16:57:31Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71852
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Yara Lúcia Mazziotti Bulgacovpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 09/04/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 79-83pt_BR
dc.description.abstractResumo: O processo decisório estratégico tem sido tema central nos estudos organizacionais. Apesar de ser pesquisado sob várias lentes teóricas, o racionalismo ainda é predominante. Estudos anteriores apontam para uma demanda do campo por pesquisas que considerem aspectos subjetivos no processo decisório estratégico. As emoções, ainda pouco exploradas, são consideradas por pesquisadores como relevantes para se aprofundar o conhecimento sobre as tomadas de decisão. Visando contribuir para o campo com uma perspectiva mais humanizada do processo decisório estratégico, optou-se por utilizar os pressupostos teóricos e metodológicos da teoria da atividade de Yves Clot. Sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural o autor dedica-se a análise psicológica do trabalho. Com uma abordagem prática oferece um conceito complexo de atividade e considera o ser humano como um sujeito concreto, que pensa, sente, age e se desenvolve nas relações sociais, por meio de uma relação constante e instável entre emoção e cognição. Desenvolvida em um contexto pandêmico, com recomendações científicas de distanciamento e/ou isolamento social, onde as emoções são exacerbadas diante de um tema tão sensível como saúde e vida humana, e a mediação da tecnologia é intensificada nas deliberações organizacionais, essa pesquisa se originou visando revelar a mediação da emoção na prática de tomada de decisão estratégica de uma instituição pública de ensino superior no contexto do corona vírus a partir da teoria da atividade de Yves Clot. A instituição pública de ensino superior foi selecionada como caso para o estudo, por ser, por natureza, ambiente de encontros e aglomerações de grande número de pessoas, e que precisou se posicionar estrategicamente diante do contexto do corona vírus. Para o estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, um estudo de caso único e interpretativo. Os dados foram coletados de modo totalmente remoto, sendo utilizados dados secundários, publicamente disponibilizados, e dados primários derivados de entrevistas de auto confrontação. A técnica de análise dos dados foi a abordagem configuracional proposta por Nicolini e Monteiro. Os resultados revelam a mediação das emoções em todas as dimensões da prática de tomada de decisão estratégica pesquisada, no real da atividade, por meio dos sentidos e significados compartilhados, pelas narrativas dos praticantes. Evidenciando a relação constante das dimensões afetiva e cognitiva mesmo em decisões fundamentadas nos modelos racionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Strategic decision-making has been a central theme in organizational studies. Despite being researched under various theoretical lenses, rationalism is still predominant. Previous studies point to a demand in the field for research that considers subjective aspects in the strategic decision-making process. Emotions, still little explored, are considered by researchers as relevant to deepen the knowledge about decision-making. Aiming to contribute to the field with a more humanized perspective of the strategic decision-making process, we chose to use the theoretical and methodological assumptions of Yves Clot's activity theory. From the perspective of cultural-historical psychology, the author dedicates himself to the psychological analysis of work. With a practical approach he offers a complex concept of activity and considers the human being as a concrete subject, who thinks, feels, acts and develops in social relations, through a constant and unstable relationship between emotion and cognition. Developed in a pandemic context, with scientific recommendations for social distancing and/or isolation, where emotions are exacerbated in the face of such a sensitive issue as health and human life, and the mediation of technology is intensified in organizational deliberations, this research was originated aiming to reveal the mediation of emotion in the practice of strategic decision-making of a public institution of higher education in the context of the coronavirus from the activity theory of Yves Clot. The public institution of higher education was selected as a case study, for being, by nature, an environment of meetings and agglomerations of large numbers of people, and that needed to position itself strategically in the context of the coronavirus. For the study, the qualitative research methodology was used, a unique and interpretative case study. Data were collected entirely remotely, using secondary, publicly available data, and primary data derived from self-confrontation interviews. The data analysis technique was the configurational approach proposed by Nicolini and Monteiro. The results reveal the mediation of emotions in all dimensions of the practice of strategic decision-making researched, in the real activity, through the shared senses and meanings, by the practitioners' narratives. Evidencing the constant relationship of the affective and cognitive dimensions even in decisions based on rational models.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (88 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectClot, Yves, 1952-pt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.titleEmoções na prática de tomada de decisão estratégica : uma análise no contexto do coronavíruspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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