dc.contributor.advisor | Arce, Julio Eduardo, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Ana Clara Cuco Giocondo | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Gustavo Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Florestal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T14:11:25Z | |
dc.date.available | 2022-02-09T14:11:25Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/71636 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Júlio Arce | pt_BR |
dc.description | Coorientador : Ms Gustavo Silva Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Florestal | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 31-32 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Em um cenário composto por dois modelos de disposição de malha viária e planejamento da área produtiva, este trabalho tem por objetivo analisar economicamente o modelo que dispõe a propriedade mais eficientemente. A malha viária de plantios florestais é a via de acesso à floresta para todas as operações e atividades que ocorrem no povoamento. Devido a isso, seu planejamento deve ser realizado buscando oferecer o acesso às áreas produtivas e permitir o escoamento da matéria prima eficientemente, otimizando processos, minimizando custos e equilibrando interações sociais e ambientais. A densidade de estradas interfere diretamente nos custos com construção e manutenção de estradas, e, juntamente com o cálculo da densidade ótima de estradas nos possibilita verificar o excesso de estradas existente em uma propriedade. Em relação a densidade de estradas o modelo manobrador apresentou os menores valores em relação ao modelo contorno, no entanto, ambos os modelos estudados apresentaram densidade de estradas acima da densidade ótima de estradas | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In a scenario consisting of two models of road network layout and productive area planning, this research has the purpose of economically analyzing which model uses space more efficiently. The forest plantations road network is the access road to all operations and activities that occur in the forest. Due to this, it’s planning should be realized seeking out offer the access to the productive areas and allow the wood to flow efficiently, optimizing processes, minimizing costs and preserving social and environmental interactions. The road density directly interferes in the construction and maintenance road coasts, and, along with the calculation of optimal road density enables to verify the road excess that exists in the property. Regarding road density, the maneuver model presented the lowest values comparing to the contour model, however both models presented road density over the optimum road density. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( 32 p.) : figs, grafs., tab. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Estradas florestais | pt_BR |
dc.subject | Estradas florestais - Planejamento | pt_BR |
dc.title | Densidade de malha viária em plantios de eucalipto para celulose : análise comparativa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |