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dc.contributor.advisorArce, Julio Eduardo, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Clara Cuco Giocondopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Gustavo Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T14:11:25Z
dc.date.available2022-02-09T14:11:25Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71636
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Júlio Arcept_BR
dc.descriptionCoorientador : Ms Gustavo Silva Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Florestalpt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 31-32pt_BR
dc.description.abstractResumo : Em um cenário composto por dois modelos de disposição de malha viária e planejamento da área produtiva, este trabalho tem por objetivo analisar economicamente o modelo que dispõe a propriedade mais eficientemente. A malha viária de plantios florestais é a via de acesso à floresta para todas as operações e atividades que ocorrem no povoamento. Devido a isso, seu planejamento deve ser realizado buscando oferecer o acesso às áreas produtivas e permitir o escoamento da matéria prima eficientemente, otimizando processos, minimizando custos e equilibrando interações sociais e ambientais. A densidade de estradas interfere diretamente nos custos com construção e manutenção de estradas, e, juntamente com o cálculo da densidade ótima de estradas nos possibilita verificar o excesso de estradas existente em uma propriedade. Em relação a densidade de estradas o modelo manobrador apresentou os menores valores em relação ao modelo contorno, no entanto, ambos os modelos estudados apresentaram densidade de estradas acima da densidade ótima de estradaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: In a scenario consisting of two models of road network layout and productive area planning, this research has the purpose of economically analyzing which model uses space more efficiently. The forest plantations road network is the access road to all operations and activities that occur in the forest. Due to this, it’s planning should be realized seeking out offer the access to the productive areas and allow the wood to flow efficiently, optimizing processes, minimizing costs and preserving social and environmental interactions. The road density directly interferes in the construction and maintenance road coasts, and, along with the calculation of optimal road density enables to verify the road excess that exists in the property. Regarding road density, the maneuver model presented the lowest values comparing to the contour model, however both models presented road density over the optimum road density.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 32 p.) : figs, grafs., tab.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstradas florestaispt_BR
dc.subjectEstradas florestais - Planejamentopt_BR
dc.titleDensidade de malha viária em plantios de eucalipto para celulose : análise comparativapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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