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    Campanhas Eleitorais Femininas : uma análise da comunicação digital das prefeitas eleitas no Paraná em 2012, 2016 e 2020

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    Carolaine Formanchevis Borges.pdf (2.577Mb)
    Date
    2020
    Author
    Borges, Carolaine Formanchevis
    Metadata
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    Subject
    Comunicação eleitoral
    Mulheres na politica
    Campanhas eleitorais
    Propaganda politica
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    TCC Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Este trabalho estuda as campanhas eleitorais realizadas no meio digital nos anos de 2012, 2016 e 2020, focando nas candidatas mulheres eleitas para o executivo municipal no estado do Paraná. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (2020) as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, somando 52,6%. Apesar disso, estão sendo sub representadas em termos de participação política, como vimos na eleição de 2018, dos 1564 candidatos eleitos para os cargos em disputa, apenas 240 eram mulheres, um total de 15,35%. O objetivo do trabalho é falar da importância da representatividade feminina em cargos de liderança na política. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com pesquisa qualitativa e quantitativa para realizar o levantamento e verificação dos dados coletados. Ao realizar a análise das campanhas, disponíveis nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube e no mecanismo de busca Google, verificamos o avanço do uso da internet entre 2012 a 2020 para divulgar a comunicação eleitoral das candidatas, mostrando-se essencial para os próximos anos. No entanto, isso não refletiu no avanço da representatividade feminina nos executivos municipais do Paraná, apesar de ter subido o número de candidatas eleitas, não se equiparam à quantidade de homens eleitos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71635
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [173]

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