Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBonfim, Hanslivian Correia Cruzpt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Orliney Maciel, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-05T13:14:39Z
dc.date.available2021-08-05T13:14:39Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71611
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Orliney Maciel Guimarãespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 03/03/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 439-458pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema desta pesquisa refere-se ao Ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua articulação com Direitos Humanos e Cidadania. Foi realizada uma pesquisa-ação que, devido à sua natureza, apresenta o objetivo prático de planejar um curso de formação continuada, organizado em oficinas pedagógicas para os/as professores/as de Ciências Naturais dos anos inicias do Ensino Fundamental I, com a finalidade de articular os conteúdos de Ciências Naturais ao tema Direitos Humanos e Cidadania; e o objetivo de conhecimento que foi investigar e analisar como os/as professores/as do ensino fundamental I articulam conhecimentos e práticas pedagógicas voltados para o tema Direitos Humanos e Cidadania ao Ensino de Ciências Naturais a partir de um curso de formação continuada. Ressaltamos que nesse curso participaram cinco professoras, sendo quatro colaboradoras da pesquisa. A coleta de dados para a pesquisa ocorreu por diferentes técnicas, como o questionário, a entrevista, os registros das propostas, os planejamentos, as fotografias e as filmagens, a fim de sistematizar as informações sobre a realidade estudada, e para analisar os dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para subsidiar as análises sobre o processo de socialização docente, utilizamos Bourdieu e Setton, além de autores que tratam sobre a formação docente, como Gimeno Sacristán, Nóvoa, Marcelo Garcia e Imbérnon. As discussões dos dados foram divididas em três tópicos: Discussões sobre as compreensões docentes: fase exploratória, na qual identificamos questões que foram contempladas no curso de formação continuada para os/as professores/as atuantes no ensino de Ciências Naturais e sua articulação com Direitos Humanos e Cidadania; Socialização das professoras participantes da pesquisa, que contribuiu para identificarmos o perfil das professoras em relação ao processo de socialização das mesmas; Conhecimentos e práticas a partir do curso de formação continuada, que possibilitou compreender as práticas realizadas pelas docentes e como algumas questões do processo de socialização afetam as ações docentes, como: a epistemologia das professoras em relação ao conhecimento; preconceitos vividos e sentidos; trajetória escolar; influências do processo de socialização no contexto escolar em que atuavam; capital cultural institucionalizado; tempo na carreira docente. Foi identificado que todas as docentes levaram em conta algumas estratégias realizadas durante o curso de formação continuada, ou seja, nas oficinas práticas e nas teóricas, para efetivar suas ações educativas em sala de aula. Observou-se que as professoras reelaboraram suas ações em relação às experiências adquiridas durante o curso, reestruturando disposições iniciais e reafirmando outras. A pesquisaação contribuiu para que as professoras refletissem sobre seus conhecimentos e suas práticas, compreendendo sobre a importância de desenvolver temáticas que fazem interface com Direitos Humanos e Cidadania no ensino de Ciências Naturais, reestruturando as disposições do habitus, o que consideramos que poderá contribuir para o planejamento de futuras práticas pedagógicas voltadas para uma EDH. Palavras-chave: Ensino de Ciências naturais. Anos iniciais do ensino fundamental. Direitos Humanos. Cidadania. Formação continuada. Socialização docentept_BR
dc.description.abstractAbstract: This research refers to the Teaching of Natural Sciences in the early years of elementary school and its articulation with Human Rights and Citizenship. Action research was carried out, whose practical objective was to plan a course of continuing education. It was organized in pedagogical workshops for Natural Sciences teachers of the early years of elementary school, with the purpose of articulating the contents of Natural Sciences with Human Rights and Citizenship. The objective of knowledge was to investigate and analyze how teachers of elementary school articulate knowledge and pedagogical practices focused on Human Rights and Citizenship and the Teaching of Natural Sciences from a continuing education course. Five teachers participated in this course, four of which were collaborators in the research. Data collection took place by means of different techniques, such as questionnaire, interview, proposal records, plans, photographs and filming, in order to systematize the information about the studied reality, and the Thematic Content Analysis by Bardin (2016) was used to analyze the data. To support the analysis of the teaching socialization process, we used Bourdieu and Setton, in addition to authors who deal with teacher education, such as Gimeno Sacristán, Nóvoa, Marcelo Garcia and Imbérnon. The discussions of the data were divided into three topics: Discussions about teacher understandings - exploratory phase, in which we identified issues that were contemplated in the continuing education course for teachers working in the Teaching of Natural Sciences and their articulation with Human Rights and Citizenship; Socialization of teachers participating in the research, which contributed to identifying the profile of teachers in relation to their socialization process; and Knowledge and practices from the continuing education course, which made it possible to understand the practices carried out by the teachers and how some issues in the socialization process affect teaching actions, such as teachers' epistemology in relation to knowledge, prejudices experienced and felt, school trajectory, influences of the socialization process in the school context in which they worked, institutionalized cultural capital, and teaching career time. It was identified that all teachers took into account some strategies carried out during the continuing education course, that is, in practical and theoretical workshops, to develop their educational actions in the classroom. It was observed that the teachers reworked their actions in relation to the experiences acquired during the course, restructuring initial provisions and reaffirming others. Action research helped teachers to reflect on their knowledge and practices, understanding the importance of developing subject matters that interface with human rights and citizenship in the teaching of Natural Sciences, restructuring the dispositions of habitus, which may contribute to planning future pedagogical practices aimed at HRE. Keywords: Teaching of Natural Sciences. Early years of elementary school. Human rights. Citizenship. Continuing education. Teaching socialization.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (636 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectSocialização profissional - Brasilpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEnsino de ciências naturais e direitos humanos e cidadania : articulando conhecimentos e práticas pedagógicas na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples