Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Adriana Teles de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T18:45:39Z
dc.date.available2021-07-29T18:45:39Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71396
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 11/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 121-125pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa integra o Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagens e Teatralidades - EliTe, da Universidade Federal do Paraná - e tem como objetivo compreender de que formas se estabelecem os processos do ato artístico/docente de artistasprofessoras e artistasprofessores que atuam na educação básica, e as produções de sentidos provenientes desses diálogos que se colocam como ato estético. Os pressupostos teóricos de análise utilizados se apoiam na perspectiva da análise dialógica do discurso em Bakhtin e o Círculo, a partir dos conceitos de ato/atividade/singularidade/sentido/autoria/enunciado. Para isso utilizei os estudos de Bakhtin sobre a filosofia do ato, o pensamento não indiferente, ato estético e singularidade/autoria (2010, 2011, 2015, 2019, 2016, 2017); a palavra como signo/filosofia da linguagem em Volóchinov (2017); o conceito de ato ético e a responsabilidade do sujeito em Sobral (2019, 2014, 2008, 2018, 2009); e a dimensão verbo-visual em Brait (2013, 2017, 2014) e Gonçalves (2012, 2018, 2014). Os procedimentos metodológicos envolveram, em um primeiro momento, a análise dos dizeres das artistasprofessoras, artistasprofessores e estudantes. Em um segundo momento a análise verbovisual das materialidades enunciativas, ancoram-se na perspectiva dialógica do discurso. Para a produção dos dados, foi utilizada a conversa como metodologia de pesquisa em Ribeiro, Souza e Sampaio (2018), com base nas orientações da metodologia da conversa como postura dialógica. Para isso houve a organização, a apresentação e análises dos dados durante o ato dois e três deste estudo. As análises foram submetidas em duas dimensões iniciais: ato artístico e ato docente. As análises das falas permitiram dimensioná-las do seguinte modo: vida vivida (ética - singularidade) e mundo da cultura (estética - interação). O ato artístico e o ato docente foram importantes para compreender melhor como atuam em sala de aula as artistasprofessoras e os artistasprofessores em questão. Os dados que foram analisados apontaram para uma posição insurgente do ato como proposta pedagógica e também artística, visto que os sujeitos da pesquisa transpõem os lugares formatados da sala de aula, se colocam no risco constante da provocação dos conhecimentos como espaços dialógicos, relacionais, insistentes nas indagações, com o compromisso da ética, das questões estéticas, teóricas e políticas. As materialidades expressas pelo grupo de estudantes que participaram dos momentos da pesquisa, apontaram em um primeiro plano, tanto um espaço de sala de aula cheio de vida pulsante, caracterizado no ato pedagógico, quanto da identificação de uma atuação docente que afeta os processos de ensino de modo a instigar os tempos e lugares que são destinados a criação e a produção artística dentro da escola, identificada como ato artístico. No entanto, em um segundo plano, os dados tanto das artistasprofessoras, artistasprofessores, quanto do grupo de estudantes, revelaram por entre as tramas das palavras expressas, nas narrativas escritas, nas conversas, ou nas imagens construídas durante os processos de aulas, que a identidade de artistasprofessoras e artistasprofessores está para além da docência em arte e da atuação profissional de artistas, esta se encontra atravessada e no intervalo de ambas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research integrates the Laboratory of Studies in Performative Education, Language and Theatricality - EliTe, from the Federal University of Paraná -and aims to understand how the processes of artistic and teaching act of artistteachers working in basic education are established, and the production of meanings resulting from these dialogues as an aesthetic act. The theoretical assumptions of analysis used in this work are based on the dialogical analysis of the discourse in Bakhtin and the Circle, based on the concepts of act/ activity/ singularity/ meaning/ authorship/ statement. For that, I used Bakhtin's studies on the philosophy of the act, non-indifferent thinking, aesthetic act and singularity/ authorship (2010, 2011, 2015, 2019, 2016, 2017); the word as a sign/ philosophy of language in Volóchinov (2017); the concept of ethical act and the responsibility of the subject in Sobral (2019, 2014, 2008, 2018, 2009); the verbal-visual dimension in Brait (2013, 2017, 2014) and Gonçalves (2012, 2018, 2014).At first, the methodological procedures involved analysis of the speeches of some artistteachers and students. In a second step, the verbal-visual analysis of the enunciative materialitieswere anchored in the dialogical perspective of the discourse. For the production of the data, conversation was used as a research methodology as in Ribeiro, Souza and Sampaio (2018), based on the guidelines of the conversation methodology as a dialogical posture. For that, there was the organization, presentation and analysis of data during act two and three of this study. The analysis happened in two initial dimensions: artistic act and teaching act. The analysis of the speeches allowed them to be dimensioned as follow: lived life (ethics - singularity) and world of culture (aesthetics - interaction). The artistic act and the teaching act were important to understand how the artistteachers in question act in the classroom. The data that was analyzed pointed to an insurgent position of the act as a pedagogical and also artistic proposal, since the subjects of the research transpose the formatted places of the classroom, put themselves at constant risk of provoking knowledge as dialogical, relational, insistent spaces in inquiries, with the commitment of ethics, aesthetic, theoretical and political issues. The materialities expressed by the group of students who participated in the moments of the research pointed out in a foreground, a classroom space full of pulsating life, characterized in the pedagogical act, as well as the identification of a teaching performance that affects the teaching processes instigating the moments and places that are destined to artistic creation and production within the school, identified as an artistic act.However, in the background the data of both artistteachersand the group of students revealed, among the plots of the words expressed, in the written narratives, in the conversations or in the images constructed during the class processes, that the identity of artistteachers is beyond the teaching of art and the professional artists performance, this is crossed and in the range of both of them.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (127 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de artept_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDo palco à sala de aula : diálogos entre o ato artístico e o ato docentept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples