Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLourenço, Mariane Lemos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorKunde, Simone, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-19T15:44:55Z
dc.date.available2021-07-19T15:44:55Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71360
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mariane Lemos Lourençopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 19/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 177-190pt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho, nos mais diferentes cargos e atividades. Ao mesmo tempo, continuam sendo as principais responsáveis pelos cuidados do lar, filhos e gestão da casa. O papel socialmente compreendido de que é a mulher é a principal cuidadora dos filhos, por sua vez, conduz à percepção de que estas possuem a incompatibilidade em suas demandas de lar x trabalho. Diante disso, a literatura de motherhood penalty destaca uma série de penalidades sofridas pelas mulheres com filhos em seu ambiente de trabalho em função de seu status de mãe. Estas penalidades podem se expressar em seus salários, em dificuldades de contratação, promoções e desenvolvimento, em sua rotina diária de trabalho, e nas atribuições de suas tarefas. Uma vez que as penalidades pela maternidade ocorrem no contexto das organizações, caracterizado pela cultura organizacional ali presente, as penalidades pela maternidade podem ser intensificadas ou reduzidas mediante a maneira como as organizações excluem ou acomodam estas trabalhadoras. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como as vivências de motherhood penalty por mães trabalhadoras em Instituições de Ensino Superior é mediada por aspectos da cultura organizacional nestas organizações. Para alcançar este objetivo, procedeu-se com uma pesquisa de abordagem qualitativa, e como estratégia de pesquisa o estudo qualitativo básico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 26 participantes, mulheres, docentes atuantes em IES públicas e/ou privadas, com filhos com idade de até 12 anos, ou que tenham atuado previamente em IES enquanto os filhos possuíam até 12 anos. Os dados obtidos foram transcritos e analisados com apoio de software Atlas.ti e analisados sob a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que a cultura das IES pode ser, de certa forma, condutora às vivências de penalidades no trabalho em função da maternidade. Em um espectro mais amplo, a forte valorização por produtividade e qualificação acadêmica que influencia nas normas de contratação, promoção e inclusive no prestígio dos docentes, conduz às dificuldades vivenciadas pelas docentes mães em seu progresso na carreira. Por outro lado, em um contexto mais departamental, a existência de chefes e colegas compreensivos reduz a chance de ocorrer penalidades na rotina diária de trabalho, por meio de comentários pejorativos, cobranças, na atribuição de tarefas, e outras penalizações. Pode-se pontuar, que mesmo em ambientes específicos que apoiam a esfera familiar, as cobranças e pressões inerentes ao contexto acadêmico, por vezes, podem conduzir às penalidades pela maternidade, especialmente no caso das trabalhadoras que não contam com o suporte de uma rede apoio que lhe permite desviar-se de tais entraves. Palavras-chave: Motherhood penalty. Penalidades. Maternidade. Cultura Organizacional. Cultura trabalho-família.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Over the last decades, women have been conquering space in the labor market, in the most different positions and activities. At the same time, they continue to be the main ones responsible for the home care, children, and house management. The socially understood role that women are the main caregivers of their children, in turn, leads to the perception that they have incompatibility in their demands of home versus work. In light of this, the motherhood penalty literature highlights the penalties suffered by women with children, in their work environment, due to their status as mothers. These penalties can be expressed in their wages, difficulties in hiring, promotion and development, in their daily work routine, and the attribution of their tasks. Since the motherhood penalty occurs in the context of organizations, characterized by the organizational culture, the motherhood penalty can be intensified or reduced by the way that organizations exclude or accommodate these workers. The general objective of this work is to analyze how motherhood penalty experiences by working mothers in High Education Institutions are mediated by aspects of the organizational culture in these organizations. To achieve this goal, a qualitative approach research was conducted, and the basic qualitative study was used as the research strategy. Semistructured interviews were conducted with 26 participants, women, teachers who works in public and/or private HEIs (High Education Institutions), with children up to 12 years old or who had previously worked in HEIs while their children were up to 12 years old. The data obtained were transcribed and analyzed with the support of Atlas.ti software. The results of the research indicate that the culture of HEIs can be, in a way, conducive to experiences of penalties at work due to maternity. In a broader spectrum, the strong appreciation for productivity and academic qualification that influences the rules of hiring, promotion, and even the prestige of teachers, leads to difficulties experienced by mothers teachers in their career progress. On the other hand, in a more departmental context, the existence of understanding bosses and colleagues reduces the chance of penalties in the daily work routine through pejorative comments, pressures, assignment of tasks, and other penalties. It can be pointed out that even in specific environments that support the family sphere, the charges and pressures inherent in the academic context can sometimes lead to maternity penalties, especially in the case of workers who do not have the support of a network that allows them to deviate from such obstacles. Key-words: Motherhood penalty. Penalties. Motherhood. Organizational Culture. Work-family Culture.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (201 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo no empregopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleMotherhood penalty e cultura organizacional : um estudo com docentes em instituições de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples