• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da modelagem matemática para o ensino de multiplicação de matrizes

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    KAREN VANESSA GOZER BANHEZA_Ciencias exatas_2019-2.pdf (1.856Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Banheza, Karen Vanessa Gozer, 1988-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho de conclusão de curso investiga na teoria e prática, as potencialidades da Modelagem Matemática no ensino. Visto que, durante observações de estágio realizadas em diversas aulas de matemática, foi possível constatar que o ensino da mesma é transmitido de forma abstrata, individual e somente por meio de exercícios. O problema a ser investigado, parte-se da hipótese de que o ensino de matemática pode ser desenvolvido de forma contextualizada, com atividades diferenciadas, trabalhadas em grupo, motivando os alunos a aprender por meio da metodologia de ensino da Modelagem Matemática. Por meio desta, a possibilidade de superar as dificuldades encontradas ao lecionar e também a aversão que alguns alunos possuem com a matemática. Diante do exposto acima, escolhemos investigar a Modelagem Matemática no ensino, em busca de explorar e elucidar suas potencialidades, para o ensinar multiplicação entre matrizes. Diante da pesquisa realizada foi possível constatar que de fato é possível tornar o ensino da Matemática mais contextualizado, por meio da Modelagem Matemática utilizando atividades diferenciadas. No entanto nem todos alunos foram motivados como esperado. Além disso, devido não ter o tempo necessário para que as atividades ocorressem como esperado, essa dificuldade ao lecionar é um fator que interferiu durante as aulas. Desta forma a modelagem é uma metodologia com potencialidades para o ensino, mas que requer planejamento, tempo, e com o tempo a prática em utiliza-la.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70657
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail