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dc.contributor.advisorSchulz, Rodrigo André, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorBanheza, Karen Vanessa Gozer, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T20:09:49Z
dc.date.available2021-05-13T20:09:49Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70657
dc.descriptionOrientador : Rodrigo André Schulzpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Roberta Chiesa Bartelmebspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho de conclusão de curso investiga na teoria e prática, as potencialidades da Modelagem Matemática no ensino. Visto que, durante observações de estágio realizadas em diversas aulas de matemática, foi possível constatar que o ensino da mesma é transmitido de forma abstrata, individual e somente por meio de exercícios. O problema a ser investigado, parte-se da hipótese de que o ensino de matemática pode ser desenvolvido de forma contextualizada, com atividades diferenciadas, trabalhadas em grupo, motivando os alunos a aprender por meio da metodologia de ensino da Modelagem Matemática. Por meio desta, a possibilidade de superar as dificuldades encontradas ao lecionar e também a aversão que alguns alunos possuem com a matemática. Diante do exposto acima, escolhemos investigar a Modelagem Matemática no ensino, em busca de explorar e elucidar suas potencialidades, para o ensinar multiplicação entre matrizes. Diante da pesquisa realizada foi possível constatar que de fato é possível tornar o ensino da Matemática mais contextualizado, por meio da Modelagem Matemática utilizando atividades diferenciadas. No entanto nem todos alunos foram motivados como esperado. Além disso, devido não ter o tempo necessário para que as atividades ocorressem como esperado, essa dificuldade ao lecionar é um fator que interferiu durante as aulas. Desta forma a modelagem é uma metodologia com potencialidades para o ensino, mas que requer planejamento, tempo, e com o tempo a prática em utiliza-la.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (59 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO uso da modelagem matemática para o ensino de multiplicação de matrizespt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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