dc.contributor.advisor | Schulz, Rodrigo André, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.author | Banheza, Karen Vanessa Gozer, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T20:09:49Z | |
dc.date.available | 2021-05-13T20:09:49Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70657 | |
dc.description | Orientador : Rodrigo André Schulz | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Roberta Chiesa Bartelmebs | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho de conclusão de curso investiga na teoria e prática, as potencialidades da Modelagem Matemática no ensino. Visto que, durante observações de estágio realizadas em diversas aulas de matemática, foi possível constatar que o ensino da mesma é transmitido de forma abstrata, individual e somente por meio de exercícios. O problema a ser investigado, parte-se da hipótese de que o ensino de matemática pode ser desenvolvido de forma contextualizada, com atividades diferenciadas, trabalhadas em grupo, motivando os alunos a aprender por meio da metodologia de ensino da Modelagem Matemática. Por meio desta, a possibilidade de superar as dificuldades encontradas ao lecionar e também a aversão que alguns alunos possuem com a matemática. Diante do exposto acima, escolhemos investigar a Modelagem Matemática no ensino, em busca de explorar e elucidar suas potencialidades, para o ensinar multiplicação entre matrizes. Diante da pesquisa realizada foi possível constatar que de fato é possível tornar o ensino da Matemática mais contextualizado, por meio da Modelagem Matemática utilizando atividades diferenciadas. No entanto nem todos alunos foram motivados como esperado. Além disso, devido não ter o tempo necessário para que as atividades ocorressem como esperado, essa dificuldade ao lecionar é um fator que interferiu durante as aulas. Desta forma a modelagem é uma metodologia com potencialidades para o ensino, mas que requer planejamento, tempo, e com o tempo a prática em utiliza-la. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (59 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | O uso da modelagem matemática para o ensino de multiplicação de matrizes | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |