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dc.contributor.advisorFerreira, Jacques de Limapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Nayara Cristina Bagatin, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T21:49:23Z
dc.date.available2021-05-10T21:49:23Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70247
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jacques de Lima Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 09/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.134-146pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa investigou o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física a partir da seguinte indagação: Como se constitui o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física a partir da escolha da profissão até a sua prática pedagógica? Na busca de possíveis respostas para o problema de pesquisa que norteia esta dissertação, o objetivo geral da investigação procurou analisar o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física no sentido de identificar os elementos constitutivos desse processo. Os objetivos específicos compreenderam o caminho percorrido por meio da identificação dos fatores pessoais, educacionais e sociais que direcionam os professores a escolherem a Educação Física escolar; da caracterização do processo de profissionalização dos professores de Educação Física; da análise do percurso formativo dos professores de Educação Física utilizando as histórias de vida deles; e da identificação dos elementos constitutivos que caracterizam o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Ancorada nos estudos da abordagem qualitativa a metodologia utilizada nesta pesquisa foi a História de Vida, componente da pesquisa (auto)biográfica, baseada nas postulações de Goodson (2015). O aporte teórico foi construído com as proposições de Marcelo García (1999; 2009a), Imbernón (2011), Nóvoa (1997) e Day (2001), que discutem o conceito de desenvolvimento profissional de professores e Goodson (2015) que aborda a relação dos processos formativos a partir das histórias de vida. A análise de dados procurou considerar, na análise interpretativa-reflexiva, o desenvolvimento profissional docente das professoras de Educação Física com base no ciclo de vida profissional de Huberman (2013). Os resultados da pesquisa permitiram identificar os seguintes elementos constituintes do desenvolvimento profissional docente das professoras participantes: cursos de curta duração, como workshops e oficinas, e cursos de longa duração, como especializações e mestrado. Ademais, outros elementos presentes no desenvolvimento profissional docente das professoras participantes da pesquisa foram considerados: autoavaliação com os estudantes de suas experiências com as aulas de Educação Física; aprendizado autônomo por meio de livros e outros materiais didáticos relativos à área; socialização e partilha de saberes entre os pares (aprendizado com os colegas de profissão, trabalho em equipe); desenvolvimento da leitura que fazem de si mesmas perante a docência (construção da identidade docente); modificações metodológicas e didáticas diante dos conteúdos ministrados nas aulas; maturidade para a resolução de conflitos e superação de desafios presentes na profissão; diversidade curricular e extracurricular; e aquisição e desenvolvimento de competências profissionais mediados pelo contexto históricosocial no quais elas se encontram no decorrer de seus percursos pessoais e profissionais. Essa pesquisa permitiu compreender que existe um ciclo de vida profissional para cada professora, que acontece de forma individual, pois cada pessoa vivencia o ciclo ao seu modo, e ao mesmo tempo de forma coletiva, através das relações sociais estabelecidas com o contexto em que estão inseridas e na partilha de traços em comum entre as vivências das professoras. Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional. Histórias de vida. Professores. Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractAbstract This research investigated the professional development of Physical Education teachers starting from the following question: How is the professional development of Physical Education teachers constituted from their choice of profession to their pedagogical practice? In search of possible answers for the problem that permeate this dissertation, the general objective of the investigation sought out to analyze the professional development of Physical Education teachers in the sense of identifying the constitutive elements of this process. The specific objectives encompassed the path followed in the process by identifying the personal, educational and social factors that moved teachers to choose school Physical Education; characterizing the professional development of Physical Education teachers; analyzing the formative path of Physical Education teachers by exploring their life stories; and identifying the constitutive elements, which characterize the professional development of Physical Education teachers. Based on qualitative research studies, the methodology utilized in this investigation was that of the Life Story, a component of (self) biographical research, based on the postulations by Goodson (2015). The theoretical support was constructed with propositions by Marcelo García (1999; 2009a), Imbernón (2011), Nóvoa (1997) and Day (2001), who discuss the concept of teachers' professional development , and Goodson (2015), who deals with the relation of formative processes based on the study of Life Stories. The data analysis attempted to consider, based on an interpretative-reflexive analysis, the professional development of Physical Education teachers according to Huberman's (2013) professional life cycle. The results of the investigation enabled the identification of the following constitutive elements of the participating teachers' professional development: short duration courses, such as workshops, and long duration courses, such as specialization courses and the pursuit of a master's degree. Furthermore, other elements of the participating teachers' professional development were considered: self-evaluation based on the students' experiences in Physical Education classes; autonomous learning through books and other didactic materials related to the field; socialization and knowledge sharing between peers (learning with colleagues, teamwork); development of their own selfassessment regarding teaching (construction of teacher's identity); methodological and didactic modifications required by the subjects taught in class; maturity for the resolution of conflicts and for overcoming the challenges presented by the profession; curricular and extracurricular diversity; and acquisition and development of professional skills through the historical and social context they find themselves in, throughout their personal and professional paths. This research promoted the comprehension that there is a professional life cycle for each teacher, which happens individually, since every person experiences the cycle in their own unique way, but also collectively at the same time through the social relations established with the context that surrounds them, and the sharing of common traits in teachers' experiences. Keywords: Professional Development. Life Stories. Teachers. Physical Education.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (200 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação fisica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de educação fisica - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação fisica - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional dos professores de educação física : histórias de vidapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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