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dc.contributor.advisorGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorGois, Francisca Martins de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T21:46:47Z
dc.date.available2021-05-10T21:46:47Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70246
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/11/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 133-136pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve o objetivo de compreender como a Expressão Gráfica, por meio do desenho e do modelo físico, contribui para a apropriação do conhecimento na educação infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, em que as práticas foram desenvolvidas com vinte e um participantes, crianças na faixa etária de três e quatro anos, da turma do Pré I de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba. Para sustentar as discussões e análises realizadas sobre desenho e modelo físico, como recursos para aprendizagem na educação infantil, elementos do campo de estudos da Expressão Gráfica, foram utilizados textos de Góes (2013), Góes e Góes (2015, 2016, 2018), Iavelberg (2013, 2017), Brittain e Lowenfeld (1977), Luquet (1969), Simielli (1991) e Smole (1996). O Espaço de Brincar e a Expressão Gráfica permearam o processo de intervenção pedagógica utilizando dos seus recursos metodológicos para a aprendizagem das crianças, em que as práticas possibilitaram o desenvolvimento da criatividade, imaginação e fantasia, por meio de diferentes linguagens. A metodologia desenvolvida foi composta de sequência de atividades, realizadas em seis encontros, priorizando o diálogo e as experiências das crianças, bem como, possibilitando a ampliação de repertório delas. As atividades desenvolvidas, contemplaram: roda de conversa, apresentação de vídeo, construção do Espaço de Brincar "Trem" para momentos lúdicos, desenho, coloração e construção de modelos físicos, sendo este subdividido em dois momentos: prática de colorir e decoração no modelo e a construção "maquete" representando os acontecimentos dos fatos presenciados. Foram definidas duas unidades de análise, sendo observados os seguintes aspectos: Desenho como recurso para aprendizagem na educação infantil - em que se discute como a produção do desenho registra o conhecimento apropriado pelas crianças, por meio da linguagem vivenciada; e o modelo físico como recurso para aprendizagem na educação infantil - em que é discutida a representação as situações vivenciadas com construção do modelo reduzido pelas crianças. Desta forma, é possível afirmar que o desenho e o modelo físico, como recursos para aprendizagem na educação infantil, ampliam, fortalecem e desenvolvem as potencialidades e o protagonismo das crianças nas diferentes vivências, pois percebeu-se o desenvolvimento das linguagens, da autonomia, da criatividade, da imaginação, do faz de conta, da oralidade, da visualização das imagens e vídeos e do brincar, explorando os Espaços de Brincar, aspectos que contribuem para a compreensão e apropriação do conhecimento na educação infantil. Palavras-Chave: Educação Infantil. Espaço de Brincar. Expressão Gráfica. Desenho. Modelo Físico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to understand how Graphic Expression, through drawing and physical model, contributes to the appropriation of knowledge in early childhood education. For this, a qualitative research, of the pedagogical intervention type, is developed, in which the practices were developed with twenty-one participants, children between the ages of three and four, from the Pre I class of a Municipal Childhood Education Center from Curitiba. To support the discussions and analyzes carried out on design and physical model, as resources for learning in early childhood education, elements of the Graphic Expression study field, texts from Góes (2013), Góes and Góes (2015, 2016, 2018), Iavelberg were used (2013, 2017), Brittain e Lowenfeld (1977), Luquet (1969) Simielli (1991) and Smole (1996). The Play Space and Graphic Expression permeated the process of pedagogical intervention using its methodological resources for children's learning, in which practices enabled the development of creativity, imagination and fantasy, through different languages. The methodology developed consists of a sequence of activities, carried out in six meetings, prioritizing the dialogue and the children's experiences, as well as expanding their repertoire. Among the activities developed are the conversation wheel, video presentation, construction of the "Trem" Play Space for playful moments, design, coloring and construction of physical models, which is subdivided into two moments: practice of coloring and decoration on the model and the construction "model" representing the events of the facts witnessed. Two units of analysis were defined, observing the following aspects: Drawing as a resource for learning in early childhood education - in which it is discussed how the production of drawing registers the appropriate knowledge by children, through the experienced language; and the physical model as a resource for learning in early childhood education - in which the representation of situations experienced with the construction of the reduced model by children is discussed. In this way, it is possible to affirm that the design and the physical model, as resources for learning in early childhood education, expand, strengthen and develop the potential and the protagonism of children in different experiences, as the development of languages, autonomy, creativity, imagination, make-believe, orality, viewing images and videos and playing exploring the Play Spaces, aspects that contribute to the understanding and appropriation of knowledge in early childhood education. Keywords: Early Childhood Education. Play Space. Graphic Expression. Drawing. Physical Model.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (140 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectExpressão gráficapt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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