• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    The recognitions, de William Gaddis : originalidade, autenticidade e tradução

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FRANCINE FABIANA OZAKI.pdf (3.239Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Ozaki, Francine Fabiana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho tem por objeto central a obra The Recognitions (1955), do autor norte-americano William Gaddis (1922-1998). Embora tenha seu lugar bem estabelecido no cânone estadunidense, considerado como o criador de um elo entre o modernismo e o pós-modernismo no tocante à ficção, Gaddis permanece pouco lido e pouco estudado. No Brasil, apenas uma de suas obras foi traduzida e, academicamente, pudemos encontrar apenas uma tese já defendida sobre o autor e sua obra. Tratando essencialmente de falsificações e falseamentos em seus mais diversos níveis, The Recognitions questiona o lugar do artista na era das reproduções, desestabilizando os conceitos de autoria e originalidade. Nesse sentido, retomando os estudos de Brisolara (2005) a esse respeito, este trabalho buscou relacionar à obra as noções de originalidade e autenticidade, como entendidas por Trilling (1971), para discutir o dilema pós-moderno da insuperabilidade do passado, em meio a originais e cópias. Além disso, buscou-se refletir sobre o papel do tradutor frente a esse dilema: qual é o lugar do tradutor de obras que são em si ecos e referências de obras de um passado que se coloca como insuperável? A partir disso, apresentou-se também uma reflexão sobre a prática de tradução da obra e, como fechamento deste processo, a tradução de toda a primeira parte do imenso romance. Palavras-chave: William Gaddis. The Recognitions. Originalidade. Autenticidade. Tradução.
     
    Abstract: In this research, our aim is to analyze the book The Recognitions (1955), by William Gaddis (1922-1998). Even though this book is well established in the North American canon, for creating a link between modern and post-modern fiction, Gaddis' novels have few readers and researchers. In Brazil, there is only one translation of his books and, academically, we were able to find only one doctoral dissertation regarding this author and his work. By essentially addressing falsifications in its many levels, The Recognitions questions the artist's position in the reproduction era, destabilizing concepts such as author and originality. Considering these aspects, by revisiting Brisolara's (2005) work, this research aims to relate this novel to concepts such as originality and authenticity, as discussed by Trilling (1971), in order to reflect on this post-modern dilemma of the past as something insuperable, amid copies and originals. Besides, we also aim to reflect on translation practice facing this dilemma, as well as the position occupied by a translator of books which are echoes and references of insuperable past books. We also present a discussion about our experience of translating the first part of this huge novel, as well as the translation itself. Keywords: William Gaddis. The Recognitions. Originality. Authenticity. Translation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69895
    Collections
    • Teses [228]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV