Recepções intermidiáticas do mito de Medeia : teologia e política em Eurípides, Sêneca e Pasolini
Resumo
Resumo: O mito de Medeia, ao longo dos séculos, vem sendo objeto de diferentes configurações textuais e transposições para os mais diversos meios expressivos. Da tragédia grega levada à cena por Eurípides, em 431 a.C., à reconfiguração cinematográfica realizada por Pier Paolo Pasolini, em 1969, verifica-se que esse mesmo material dramatúrgico segue reiteradamente tirando o fôlego dos mais diversos públicos. Além disso, ainda que algo escrito para o teatro só realize plenamente a sua função com a concretização cênica, nada impede que um texto com essa característica possa ser lido como pura literatura, como muito provavelmente ocorreu, por exemplo, com a versão de Lúcio Aneu Sêneca, no século I d.C. Desse modo, a história da mulher traída pelo marido, que, para se vingar dele, mata os próprios filhos, é analisada neste trabalho nestas três versões: as peças, disponíveis na forma de texto, do tragediógrafo grego e do filósofodramaturgo latino, bem como a materialização fílmica produzida pelo diretor italiano. Primeiramente, discutem-se essas obras em relação aos seus contextos temporais e culturais específicos. Em seguida, apresentam-se as leituras a partir de uma perspectiva comparativa, dos textos à tela, embasadas pelos estudos intertextuais e intermidiáticos. Por fim, pode-se dizer que, embora essas obras não sejam explicitamente políticas, ressalta-se nelas justamente essa característica, introduzida de modo subjacente por seus autores. As críticas formuladas às sociedades em que elas foram criadas, portanto, deixam-se entrever de maneira sutil, nas entrelinhas dos textos e entre os grânulos dos fotogramas. Mas elas estão presentes, como este estudo procura mostrar. Palavras-chave: Recepção dos clássicos. Intermidialidade. Teologia. Política. Medeia. Abstract: Throughout the centuries, Medea's myth has been the object of different textual configurations and transpositions to diverse media formats. From the Greek Tragedy staged by Euripides in 431 BC to the cinematographic reconfiguration made by Pier Paolo Pasolini in 1969, it is possible to say that this dramaturgical material has been a delight for many different audiences. Nonetheless, even though something that was written with theatrical purposes only achieves its main goal when it is staged, nothing withholds a material with those characteristics to be read solely as literature, as it probably occurred, for example, with Lucio Aneu Seneca's version from the 1st century. Thereby, the story of the woman betrayed by her husband, that seeks revenge by killing her own children, it is analyzed here in the three following versions: the plays available in text form from the Greek Tragedy writer and the Latin philosopher and dramaturg, as well as the cinematographic materialization produced by the Italian director. Firstly, these works are discussed in relation to their specific temporal and cultural contexts. After, the readings are presented from a comparative perspective, from the texts to the screen, based on the Intertextual and Intermedia Studies. Ultimately, it is possible to say that, although these works are not explicitly political, this characteristic stands out, being introduced in a subjacent way by its authors. Therefore, the critics aimed at the societies where they were created can be seen in a subtle way between the lines and in the photograms' granules. However, these comments are indeed there, as this study pursuits to show. Keywords: Classical Reception Studies. Intermediary. Theology. Politics. Medea.
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- Teses [200]