O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
Abstract
Resumo: Este estudo buscou refletir, por meio da perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sobre o tratamento conferido à história, à cultura e aos conhecimentos matemáticos nos Livros Didáticos de Matemática do sexto ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e distribuídos nas escolas públicas brasileiras, de 2005 a 2017. Para avaliar em que medida o Livro Didático de Matemática reproduz e produz desigualdades raciais, partiu-se das imagens trazidas por essas seis obras. A organização da pesquisa empregou análises e caminhos metodológicos e teóricos com aporte dos contextos interpretativos da Hermenêutica de Profundidade e Teoria da Ideologia (THOMPSON, 2011), dos estudos contemporâneos relativos à Educação para as Relações Étnico-Raciais e do Programa Etnomatemática proposto por Ubiratan D' Ambrósio (2004). Com base nessa orientação teórico-metodológica, buscou-se compreender contextos de produção dos conteúdos dos Livros Didáticos de Matemática, por meio do Guia Didático, que se configura como um documento oficial que orienta as produções dos livros em diferentes aspectos. Foi observado que o Guia não dá ênfase ao conteúdo imagético ligado às representações humanas, culturais e geográficas, as quais se constituíram como principal corpus deste estudo. A base geral da análise ocorreu a partir de 1.746 imagens categorizadas em humanas e não humanas. A representatividade de personagens a partir da Cor/Raça foi medida pelo quociente entre as personagens, heteroclassificadas em brancas e negras (taxa de branquidade), revelando uma assimetria de índice igual a 3,2. Quanto às imagens não humanas, foi observada ênfase na forma de abordagem dos princípios eurocêntricos. Esses resultados confirmam a tese de que o Livro Didático de Matemática reforça as desigualdades raciais brasileiras, seja pela ausência de uma abordagem que inclua contribuições e valores africanos e afro-brasileiros em sua estrutura curricular, seja pela difusão de discursos que hierarquizam personagens brancas e negras nas imagens, em ideias estereotipadas e outras formas de hierarquias raciais. A principal forma de racismo identificada ocorreu pela via do silenciamento das personagens de Cor/Raça preta e parda, incidindo, sobretudo, na ausência da imagem feminina negra nos diferentes cenários apresentados nos Livros Didáticos de Matemática. Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Relações Étnico-Raciais. Etnomatemática. Hermenêutica de Profundidade. Abstract: Reflect from the perspective of Education for Ethnic-Racial Relations on the treatment of history, culture, and mathematical knowledge through the images present in the sixth year of Elementary School Math Textbooks, approved by the National Textbook Program and distributed in Brazilian public schools from 2005 to 2017. To analyze to what extent the Didactic Book of Mathematics reproduces and produces racial inequalities. For the organization of the study, we traced the paths and methodological and theoretical analyses with input in the interpretative contexts of Depth Hermeneutics and the Theory of Ideology (THOMPSON, 2011), of the contemporary studies related to Education for Ethnic Relations-Racials and the Ethnocentric Program proposed by Ubiratan D'Ambrósio (2004). Based on the theoretical-methodological orientation, we sought to understand contexts of production of the contents of the Didactic Books of Mathematics, through the Didactic Guide that is configured as an official document that guides the productions of the books in different aspects. It was observed that the Guide does not emphasize the imagetic content linked to the human, cultural and geographical representations that were constituted as the main corpus of this study. The general basis of the analysis was based on 1,746 images categorized as human and non-human. The representativeness of characters from Color/Race was measured by the quotient between the characters, heteroclassified in white and black (whiteness rate) revealing an asymmetry of index equal to 3,2. When non-human images were observed emphasis on the approach form in the Eurocentric principles. The results confirmed the thesis that the Didactic Book of Mathematics reinforces Brazilian racial inequalities, due to the absence of an approach that includes African and Afro-Brazilian contributions and values in its curriculum structure, or the diffusion of discourses that hierarchize white and black characters in images, stereotyped ideas and other forms of racial hierarchies. The main form of racism occurred through the silencing of the characters of Color/Race Black, focusing mainly on the absence of the black female image in the different scenarios presented in the Textbooks of Mathematics. Keywords: Mathematical Didactic Book. Ethnic-Racial Relations. Ethnomathematics. Hermeneutics of Depth.
Collections
- Teses [435]