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dc.contributor.authorGomes, Fabio Ricardo Hilgenberg, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherVagetti, Gislaine Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T16:52:13Z
dc.date.available2021-03-30T16:52:13Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69576
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gislaine Cristina Vagettipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 153-166pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese teve como objetivo investigar a associação da Atividade Física (AF), como disciplina, e dos cursos e/ou oficinas de formação com os aspectos cognitivos e os domínios de Qualidade de Vida (QV) em pessoas idosas das Universidades Aberta à Terceira Idade (UNATIs) públicas do estado do Paraná. A amostra foi constituída por 227 idosos na primeira fase, e 189 idosos, na segunda, de ambos os sexos, de sete universidades públicas do estado, os quais foram alocados em grupos: grupo AF e grupo Controle. Os instrumentos utilizados foram: Exame Cognitivo de Addenbrooke (ACE-r); Sociodemográfico e Socioeconômico da ABEP; International Physical Activity Questionnaire-IPAQ; WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD; e uma entrevista semiestruturada. O método desta pesquisa foi o misto, do tipo longitudinal, com pré e pós-avaliação. Para a análise, os dados foram tabulados e analisados pelo pacote estatístico SPSS 24.0. O coeficiente de correlação de Pearson foi utilizado para testar a relação entre o escore dos aspectos cognitivos com domínios da QV dos idosos em ambos os grupos. Para comparar as médias, foi utilizado o teste t-pareado para amostras independentes. A significância admitida foi de Também foram realizadas a Análise de Variância Multivariada (MANOVA), para examinar a associação dos aspectos cognitivos, e AF com os domínios da QV, ajustados às variáveis de controle. A parte qualitativa baseou-se na Análise de Conteúdo, por meio da identificação e conjuntos de palavras que deram sentido à pesquisa, assim como na classificação em categorias e temas. Para colaborar com as análises qualitativas, foi empregado o software IRAMUTEQ, sendo utilizada a classe e as nuvens de palavras. Diante dos resultados apresentados por este estudo, pode-se dizer que, estatisticamente, a AF demonstra contribuir para o aspecto cognitivo Linguagem, porém está relacionada apenas a escores positivos dos domínios Ambiental (WHOQOL-BREF) e Funcionamento do Sensório (WHOQOL-OLD), e a QV com aspectos cognitivos. Na percepção subjetiva dos idosos, a AF melhora sua QV e Cognição. Portanto, a AF em grupo, inserida na UNATI, pode promover a QV, a manutenção cognitiva e o bem-estar dos idosos. Em tese, a AF exerce função protetora e de melhora em aspectos cognitivos em pessoas idosas, o que reflete na percepção positiva de QV. Palavras-chave: Exercício Físico. Educação. Cognição. Qualidade de Vida. UNATI. Educação de Idosos. Bem-estar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis had as objective investigate the association of Physical Activity, as a discipline, and courses and or workshops of formation with cognitive aspects and the domains of Quality of Life in Seniors of public Open University to the Elderly - UNATI from the state of Paraná. The sample was constituted of 227 seniors in the first part and 189 in the second, of both sexes, of seven public state universities, which seniors were allocated in groups: a group of Physical Activity and control group. Instruments used: Cognitive Examination of Addenbrooke (ACE-r); Sociodemographic and Socioeconomic of ABEP; International Physical Activity QuestionnaireIPAQ; WHOQOL-BREF and WHOQOL-OLD; and a semi-structured interview. The method of this research was a mixed, longitudinal type, with pre and post-evaluation. For the analysis, the data were tabulated and analyzed using the statistical package SPSS 24.0. Pearson's correlation coefficient was utilized to test the relation between the score of cognitive aspects with domains of Quality of Life of Seniors in both groups. To compare the means, the paired ttest for independent samples was used. The admitted significance was Also was realized the Multivariate Analysis of Variance (MANOVA), for examined the association of cognitive aspects, and Physical Activity with the Quality of Life domains, adjusted to control variables. The qualitative part was based on Content Analysis through the identification and sets of words that gave meaning to the research as well as the classification in categories and themes. To collaborate with the qualitative analyzes, the software IRAMUTEQ was used, using the class and the word clouds. Given the results presented in this study, it can be said that, statistically, the Physical Activity shows contribute to the cognitive aspect of language, but is related only to positive domain scores Quality Environmental Life (WHOQOL-BREF) and Sensory Functioning (WHOQOL-OLD) with cognitive aspects. In the perception of the elderly, the PA in a group, inserted in UNATI, can promote quality of life, cognitive maintenance, and well-being in the elderly. In theory, the PA performs function a protective role and improves cognitive aspects in elderly people, which reflects in the positive perception of QOL. Keywords: Physical Exercise. Education. Cognition. Quality of Life. UNATI. Elderly Education. Well-being.pt_BR
dc.format.extent199 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectExercícios físicos para idosospt_BR
dc.subjectIdosos - Educaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAssociação da atividade física estruturada e das oficinas/cursos oferecidos pela UNATI com aspectos cognitivos e a percepção de qualidade de vida em idosos : um estudo longitudinalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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