Análise de uma plataforma de recursos educaionais digitais baseada em feedback de professores e learning analytics
Resumo
Resumo : Com o objetivo de melhorar projetos educacionais com base na análise dos dados produzidos nestes contextos, o Learning Analytics (LA) é considerado um assunto emergente entre pesquisadores, de modo que diversos periódicos vêm encorajando investigações neste campo. Neste cenário, apresentamos no presente trabalho a análise baseada em feedback de professores e LA de uma plataforma de Recursos Educacionais Digitais. A análise envolve a aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina sobre dados coletados a partir de questionários respondidos por professores de escolas públicas do Estado do Paraná, após uma formação continuada sobre o uso da plataforma. Para viabilização do LA, os dados foram analisados por meio do Processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (em inglês, Knowledge Discovery in Databases), e passaram por uma série de etapas a fim de se obter conhecimento. Após a execução de cada uma das etapas, foi possível traçar o perfil de uso da plataforma, confirmar algumas potencialidades da mesma e da formação oferecida, assim como propor melhorias para ambas. Espera-se que a aplicação do LA apresentada neste trabalho sirva de subsídio para melhor interpretação e maior compreensão das necessidades do professores visando possíveis adequações na plataforma e em futuras formações.