Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMacedo, Camila Andrade de, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherSouza, Rodrigo Clemente Thom de, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-14T16:10:38Z
dc.date.available2020-10-14T16:10:38Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68814
dc.descriptionOrientador : Rodrigo Clemente Thom de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Selma dos Santos Rosapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com o objetivo de melhorar projetos educacionais com base na análise dos dados produzidos nestes contextos, o Learning Analytics (LA) é considerado um assunto emergente entre pesquisadores, de modo que diversos periódicos vêm encorajando investigações neste campo. Neste cenário, apresentamos no presente trabalho a análise baseada em feedback de professores e LA de uma plataforma de Recursos Educacionais Digitais. A análise envolve a aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina sobre dados coletados a partir de questionários respondidos por professores de escolas públicas do Estado do Paraná, após uma formação continuada sobre o uso da plataforma. Para viabilização do LA, os dados foram analisados por meio do Processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (em inglês, Knowledge Discovery in Databases), e passaram por uma série de etapas a fim de se obter conhecimento. Após a execução de cada uma das etapas, foi possível traçar o perfil de uso da plataforma, confirmar algumas potencialidades da mesma e da formação oferecida, assim como propor melhorias para ambas. Espera-se que a aplicação do LA apresentada neste trabalho sirva de subsídio para melhor interpretação e maior compreensão das necessidades do professores visando possíveis adequações na plataforma e em futuras formações.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Tecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Recursos de rede de computadorpt_BR
dc.subjectEducação - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleAnálise de uma plataforma de recursos educaionais digitais baseada em feedback de professores e learning analyticspt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples