dc.contributor.author | Macedo, Camila Andrade de, 1996- | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Rodrigo Clemente Thom de, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T16:10:38Z | |
dc.date.available | 2020-10-14T16:10:38Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68814 | |
dc.description | Orientador : Rodrigo Clemente Thom de Souza | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Selma dos Santos Rosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Com o objetivo de melhorar projetos educacionais com base na análise dos dados produzidos nestes contextos, o Learning Analytics (LA) é considerado um assunto emergente entre pesquisadores, de modo que diversos periódicos vêm encorajando investigações neste campo. Neste cenário, apresentamos no presente trabalho a análise baseada em feedback de professores e LA de uma plataforma de Recursos Educacionais Digitais. A análise envolve a aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina sobre dados coletados a partir de questionários respondidos por professores de escolas públicas do Estado do Paraná, após uma formação continuada sobre o uso da plataforma. Para viabilização do LA, os dados foram analisados por meio do Processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (em inglês, Knowledge Discovery in Databases), e passaram por uma série de etapas a fim de se obter conhecimento. Após a execução de cada uma das etapas, foi possível traçar o perfil de uso da plataforma, confirmar algumas potencialidades da mesma e da formação oferecida, assim como propor melhorias para ambas. Espera-se que a aplicação do LA apresentada neste trabalho sirva de subsídio para melhor interpretação e maior compreensão das necessidades do professores visando possíveis adequações na plataforma e em futuras formações. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação - Recursos de rede de computador | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | Análise de uma plataforma de recursos educaionais digitais baseada em feedback de professores e learning analytics | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |