dc.contributor.advisor | Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, André Pinto, 1993- | pt_BR |
dc.contributor.other | Ruiz, Linnyer Beatrys | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-01T21:09:43Z | |
dc.date.available | 2020-10-01T21:09:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68725 | |
dc.description | Orientador : Prof. Me. Carlos Roberto Beleti
Junior | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Com a evolução da Internet e outras tecnologias como as Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), surgiu um novo paradigma denominado Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT). Esse paradigma tem como objetivo interconectar objetos entre si e com pessoas, por meio de tecnologias de transmissão de dados e diversos sensores e atuadores. Com essas tecnologias e, uma infraestrutura capaz de gerenciá- los, esses objetos se tornam "inteligentes". Nos últimos anos, tem sido crescente as iniciativas de introduzir a IoT nas escolas, modificando não somente sua estrutura física mas, também, inserindo-a como uma ferramenta para o auxílio em diversas atividades de ensino interdisciplinar. Somado a isso, com a introdução da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Básica, espera-se que os alunos desenvolvam um total de 10 competências gerais ao longo dos anos escolares, e duas dessas competências estão fortemente relacionadas com a utilização das tecnologias. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos básicos de IoT, para alunas e alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Jandaia do Sul. Para demonstrar tais conceitos, foi desenvolvida uma abordagem didático-pedagógica composta por duas sequências didáticas, utilizando como base um protótipo de casa inteligente. Com os componentes do protótipo, foi possível demonstrar conceitos da Física como ondulatória e o efeito fotoelétrico, relacionando-os com o cotidiano das alunas e dos alunos. Ao início e ao fim de cada sequência didática, foi aplicada uma avaliação em forma de quiz, com objetivo de compará-las posteriormente. Com a análise dos dados, pode-se observar que, em média, houve um aumento nas respostas corretas entre uma avaliação e outra, indicando uma tendência de aprendizado por parte dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ( p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Internet - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Internet das coisas | pt_BR |
dc.subject | Internet e adolescentes | pt_BR |
dc.title | Internet das coisas : uma proposta de ensino na educação básica | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |