Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, André Pinto, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherRuiz, Linnyer Beatryspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T21:09:43Z
dc.date.available2020-10-01T21:09:43Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68725
dc.descriptionOrientador : Prof. Me. Carlos Roberto Beleti Juniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylonpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com a evolução da Internet e outras tecnologias como as Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), surgiu um novo paradigma denominado Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT). Esse paradigma tem como objetivo interconectar objetos entre si e com pessoas, por meio de tecnologias de transmissão de dados e diversos sensores e atuadores. Com essas tecnologias e, uma infraestrutura capaz de gerenciá- los, esses objetos se tornam "inteligentes". Nos últimos anos, tem sido crescente as iniciativas de introduzir a IoT nas escolas, modificando não somente sua estrutura física mas, também, inserindo-a como uma ferramenta para o auxílio em diversas atividades de ensino interdisciplinar. Somado a isso, com a introdução da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Básica, espera-se que os alunos desenvolvam um total de 10 competências gerais ao longo dos anos escolares, e duas dessas competências estão fortemente relacionadas com a utilização das tecnologias. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos básicos de IoT, para alunas e alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Jandaia do Sul. Para demonstrar tais conceitos, foi desenvolvida uma abordagem didático-pedagógica composta por duas sequências didáticas, utilizando como base um protótipo de casa inteligente. Com os componentes do protótipo, foi possível demonstrar conceitos da Física como ondulatória e o efeito fotoelétrico, relacionando-os com o cotidiano das alunas e dos alunos. Ao início e ao fim de cada sequência didática, foi aplicada uma avaliação em forma de quiz, com objetivo de compará-las posteriormente. Com a análise dos dados, pode-se observar que, em média, houve um aumento nas respostas corretas entre uma avaliação e outra, indicando uma tendência de aprendizado por parte dos alunos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInternet - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectInternet e adolescentespt_BR
dc.titleInternet das coisas : uma proposta de ensino na educação básicapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples