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    Internet das coisas : uma proposta de ensino na educação básica

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    ANDRE PINTO MOREIRA.pdf (5.839Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Moreira, André Pinto, 1993-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Com a evolução da Internet e outras tecnologias como as Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), surgiu um novo paradigma denominado Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT). Esse paradigma tem como objetivo interconectar objetos entre si e com pessoas, por meio de tecnologias de transmissão de dados e diversos sensores e atuadores. Com essas tecnologias e, uma infraestrutura capaz de gerenciá- los, esses objetos se tornam "inteligentes". Nos últimos anos, tem sido crescente as iniciativas de introduzir a IoT nas escolas, modificando não somente sua estrutura física mas, também, inserindo-a como uma ferramenta para o auxílio em diversas atividades de ensino interdisciplinar. Somado a isso, com a introdução da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Básica, espera-se que os alunos desenvolvam um total de 10 competências gerais ao longo dos anos escolares, e duas dessas competências estão fortemente relacionadas com a utilização das tecnologias. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos básicos de IoT, para alunas e alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Jandaia do Sul. Para demonstrar tais conceitos, foi desenvolvida uma abordagem didático-pedagógica composta por duas sequências didáticas, utilizando como base um protótipo de casa inteligente. Com os componentes do protótipo, foi possível demonstrar conceitos da Física como ondulatória e o efeito fotoelétrico, relacionando-os com o cotidiano das alunas e dos alunos. Ao início e ao fim de cada sequência didática, foi aplicada uma avaliação em forma de quiz, com objetivo de compará-las posteriormente. Com a análise dos dados, pode-se observar que, em média, houve um aumento nas respostas corretas entre uma avaliação e outra, indicando uma tendência de aprendizado por parte dos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68725
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [23]

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