O papel do professor na construção do conhecimento do aluno
Resumo
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se fazer um estudo mais aprofundado sobre como o professor poderia atuar junto aos seus alunos na construção de sua aprendizagem, tendo o aluno como centro de sua atenção, respeitando suas experiências, seu ritmo de aprendizagem, suas dificuldades, incentivando-o a ser mais observador, crítico, criativo e cada vez mais interessado em pesquisar e experimentar o que foi adquirindo no dia a dia escolar junto aos professores , colegas e outras pessoas que convivem com o aluno. A pesquisa em ação foi feita com aplicação de um projeto didático-pedagógico na Escola Municipal Tapajós - Ensino de 1º Grau que atende de Pré à 4º serie, no Bairro do Xaxim, em Curitiba numa turma de pré-escola e numa turma de lã série formada de sua maioria de repetentes. A metodologia foi subsidiada em conhecimento sob perspectiva genética de Piaget, assumindo postura construtivista-interacionista, acreditando no fato de que a criança ê ativa e ela bora a sua aprendizagem em contato com o meio em que vive e enriquecida na convivência com seus colegas, professores e a comunidade em geral.