dc.contributor.advisor | Branco, Veronica, 1947- | pt_BR |
dc.contributor.author | Iida, Rosa Kioko | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Alfabetização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T13:29:49Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T13:29:49Z | |
dc.date.issued | 1992 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68664 | |
dc.description | Orientadora : Verônica Branco | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Alfabetização | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se fazer um estudo mais aprofundado sobre como o professor poderia atuar junto aos seus alunos na construção de sua aprendizagem, tendo o aluno como centro de sua atenção, respeitando suas experiências, seu ritmo de aprendizagem, suas dificuldades, incentivando-o a ser mais observador, crítico, criativo e cada vez mais interessado em pesquisar e experimentar o que foi adquirindo no dia a dia escolar junto aos professores , colegas e outras pessoas que convivem com o aluno. A pesquisa em ação foi feita com aplicação de um projeto didático-pedagógico na Escola Municipal Tapajós - Ensino de 1º Grau que atende de Pré à 4º serie, no Bairro do Xaxim, em Curitiba numa turma de pré-escola e numa turma de lã série formada de sua maioria de repetentes. A metodologia foi subsidiada em conhecimento sob perspectiva genética de Piaget, assumindo postura construtivista-interacionista, acreditando no fato de que a criança ê ativa e ela bora a sua aprendizagem em contato com o meio em que vive e enriquecida na convivência com seus colegas, professores e a comunidade em geral. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 f. : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O papel do professor na construção do conhecimento do aluno | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |