Relações públicas e marketing : um estudo exploratório sobre convergência entre profissionais atuantes em agências de comunicação e marketing de Curitiba
Resumo
Resumo : Embora a literatura apresente suas diferenças fundamentais, é comum que a prática de Relações Públicas e Marketing em agências de Comunicação e Marketing beirem a equivalência. Devido à convergência tecnológica, novas formas de se pensar e fazer comunicação surgiram, bem como novos focos e urgências. Neste estudo, serão apresentadas contextualizações teóricas sobre Relações Públicas e Marketing e a visão de profissionais atuantes nas respectivas áreas, bem como em outras áreas da Comunicação, sobre a realidade do mercado, limites e convergências. Os objetivos deste trabalho, portanto, consistem em (a) verificar como se dá a proximidade entre as áreas no mercado de trabalho; (b) explorar a visão dos profissionais sobre sua formação acadêmica em relação às atividades que executam em seu cotidiano; (c) verificar a percepção dos profissionais sobre as diferenças e proximidades entre Relações Públicas e Marketing como campos de trabalho e de conhecimento e (d) analisar até que ponto a ambiente tecnológico e as transformações no cenário comunicacional são responsáveis pelo emaranhado nas definições práticas de Relações Públicas e Marketing. Para isso foram realizadas pesquisas de viés quantitativo e qualitativo, por meio de entrevistas e questionários, com profissionais atuantes em agências de Comunicação e Marketing de Curitiba e região. Não foi objetivo deste trabalho discutir as conceituações teóricas sobre as respectivas áreas. O foco deste estudo esteve em entender como se dá a relação entre as áreas na prática, no mercado de trabalho. A partir dos dados coletados por meio da pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas, concluímos que as hipóteses levantadas previamente à execução da pesquisa teórica e prática foram confirmadas: as áreas convergem devido à necessidade de construção de relacionamento pelas mídias, dadas pelas transformações digitais; há a necessidade de uma formação acadêmica mais ampla e completa para que os profissionais tenham capacidade de entender e atender as atuais expectativas e demandas do mercado; e há indefinição ou, até mesmo, incompreensão das atividades de Relações Públicas e Marketing pelos profissionais
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