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    A cultura organizacional como diretriz para a elaboração de um guia de combate e conscientização contra o assédio moral e sexual

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    Mayara Paiva - Karoline Bianeck.pdf (1.936Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Bianeck, Karoline
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso visa compreender como organizações têm se comportado frente a casos de assédio nas organizações. A partir da análise de duas cartilhas sobre assédio sexual e moral: ‘Agência sem assédio’, da agência digital Wunderman e ‘Assédio moral, sexual e discriminação’ do Ministério Público Federal, apresentamos ações para a construção de um guia que orienta organizações na elaboração de suas próprias cartilhas, contribuindo assim com a conscientização de assédios motivados pela relação de gênero. Compreendemos que a cultura organizacional deve ser considerada como diretriz no processo de conscientização, pois não basta ter uma cartilha se atos de assédio são realizados todos os dias. Pesquisas, como a da filial brasileira da ICTS Protiviti que administra canais de denúncias para 322 empresas, apontam um incremento nas denúncias contra assédio moral, sexual e racial. Tal fato aumenta a necessidade de abordar esse tema entre os colaboradores e mostra a relevância de estudos acadêmico sobre o assunto. Na fundamentação teórica, exploramos autores (HIRIGOYEN, 2002; FELKER, 2006; GUEDES, 2008) que definem assédio e relacionamos a questão de gênero (BEAUVOIR, 1949) com o posicionamento e a cultura da organização e das relações públicas (KUNSH, 2003; MARCHIORI, 2008; 2014). Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Nesta investigação, propomos estratégias de intervenção para evitar assédios moral e sexual nas empresas, bem como algumas orientações sobre como agir quando isso acontece. Entre os resultados, percebemos o déficit em conteúdo sobre o assédio sexual, a importância do papel do relações públicas na conscientização do assédio nas organizações e a necessidade de trabalhar a confiança interna.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67481
    Collections
    • Relações Públicas [362]

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