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    Comunicação online e posicionamento : uma análise de conteúdo do perfil @adorofarm no Instagram

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    Amanda Araujo Godoy.pdf (3.096Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Godoy, Amanda Araujo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A marca carioca FARM direciona boa parte de sua estratégia de marketing para a Internet. Sua comunicação é próxima do público consumidor e sua produção de conteúdo é diária. A empresa conta hoje com mais de um milhão de seguidores no perfil @adorofarm, principal conta da marca no Instagram, e suas postagens transitam entre variados temas que reforçam sua imagem de marca com identidade sempre sólida. O presente trabalho busca realizar uma análise de conteúdo do Instagram da marca a fim de compreender de que forma a FARM se posiciona perante seu público. Partindo de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória a fim de conceituar termos relevantes para esse trabalho, resgatam-se conceitos de moda, identidade, marketing, consumo e redes sociais, tendo como base os estudos de André Carvalhal, Malcolm Barnard, Philip Kotler, David Aaker, Egeria Di Nallo, Raquel Recuero, entre outros autores. Faz-se então um paralelo entre moda e comunicação, demonstrando de que forma a moda cria identidades na sociedade de consumo e como a comunicação e as estratégias de marketing são fundamentais nesse processo. Posteriormente, foi realizada uma análise de conteúdo, com base em Laurence Bardin, dos stories veiculados no Instagram da FARM, identificando os temas e elementos da comunicação que reforcem o posicionamento da marca para compreender a relação estabelecida entre ela e o consumidor. A amostra foi selecionada entre os meses de abril a junho de 2019, considerando campanhas de períodos e temas diferentes com o propósito de analisar os elementos presentes em sua comunicação que posicionam a marca no mercado. Como principais resultados pode-se obervar que a marca reforça seu posicionamento em sua comunicação online, com elementos que se relacionam com os arquétipos do Mago, Explorador, Criador e Cara comum, apresentados por Mark e Pearson, que ajudam a formar conexões mentais no inconsciente do consumidor e fortalecer a relação entre a marca e seu público.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67449
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [357]

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